Clínica Geral

Descubra como tratar gengivite

Por Redação Doutíssima 02/02/2015

A gengivite é uma inflamação na gengiva que pode trazer sérias complicações à boca da pessoa. Por isso, saber como tratar gengivite é vital, já que, com o tempo, ela pode se transformar em doença periodontal, que além de provocar dor e inchaço nas gengivas, também pode causar a perda dos dentes.

como tratar gengivite

Inflamação na gengiva pode ser causada por má higienização e problemas hormonais. Foto: iStock, Getty Images

Fazer a limpeza dos dentes diariamente, controlar doenças como diabetes, não fumar e ir regularmente ao dentista são ações que ajudam a prevenir o surgimento da gengivite.

Fatores de risco para o surgimento da gengivite

Antes de saber como tratar gengivite você precisa saber o que influencia o surgimento desta inflamação.

1. Falta de higiene na boca

2. Cigarro

3. Diabetes

4. Disfunção hormonal

5. Idade avançada

6. Boca ressecada

7. Medicamentos como fenitoína

8. Infecções por fungos e bactérias

9. Anticoncepcionais

10. Deficiência nutricional

11. Aparelhos ortodônticos, pois dificultam a escovação em certos dentes

Saber a causa ajuda a como tratar gengivite corretamente

As causas da gengivite são várias. Mas a principal é má higienização dos dentes. O acúmulo de placa – chamada de biofilme, resultado de resíduos feitos de bactérias, muco e restos de comida – provoca o tártaro, que fica preso entre os dentes e só pode ser removido com o auxílio de um profissional.

 

São as toxinas e as bactérias contidas na boca que irritam as gengivas, fazendo-as ficarem doloridas, inchadas e sensíveis. Muitas vezes até dificultam a pessoa a como tratar gengivite.

 

Pode parecer contraditório, mas as causas da gengivite também podem estar associadas à limpeza em excesso dos dentes. A escovação demasiada e limpeza excessiva com o fio dental podem ser empecilhos quando se fala em tratar a inflamação, pois a pessoa precisa perder o hábito de limpar os dentes de forma compulsiva.

 

Gengivite é uma doença que costuma aparecer muito em adolescentes, logo no início da puberdade, e também em mulheres grávidas. Não porque eles não escovam os dentes ou limpam de forma excessiva, mas devido às mudanças hormonais.

 

Os hormônios aumentam o risco de desenvolver a inflamação, pois deixam as gengivas mais sensíveis. Nestes casos, é indispensável o auxílio de um dentista para recomendar como tratar gengivite corretamente.

 

Outras causas variadas da gengivite são dentes desalinhados, aparelho mal encaixado, pontas de obturação ásperas, uso de medicamentos como fenitoína e pílulas anticoncepcionais.

Veja como tratar gengivite

O tratamento para gengivite une a busca por um dentista e cuidados do paciente. Saber como tratar gengivite significa eliminar as causas, para acabar com os sintomas e impedir o surgimento de doença periodontal.

 

Os cuidados devem ser diários, não apenas tópicos, pois a gengivite pode voltar assim que os cuidados do paciente cessarem. Veja como eliminar as principais causas da gengivite:

1. Visite o dentista periodicamente

 

Faça visita regular ao dentista para fazer limpeza bucal e remover as placas.

2. Escovação

Peça instruções ao dentista para a escovação e higienização correta.

3. Cuide do seu aparelho

 

Mantenha, sempre em condições adequadas, os aparelhos ortodônticos.

4. Problemas hormonais

Se a causa for hormonal, procure um médico ginecologista ou clínico geral.

5. Cuide dos medicamentos

Procure seu médico para verificar a causa da inflamação. Se foi por algum medicamento, converse para suspender o uso.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!