Dieta

Descubra o que é a dieta Viking e seus benefícios

Por Redação Doutíssima 02/02/2015

A dieta Viking não é um daqueles métodos milagrosos que farão você perder muitos quilos em pouco tempo. Isso porque o principal objetivo é emagrecer com saúde. Mais que uma dieta, trata-se de uma reeducação, que visa à mudança dos hábitos alimentares.

dieta viking

A alimentação dos antigos moradores do Norte da Europa é uma mudança de hábitos. Foto: iStock, Getty Images

Em longo prazo, os resultados dessa dieta são extremamente satisfatórios e até melhores do que os das dietas comuns. Ela é capaz de acabar com o excesso de peso, além de controlar os níveis de colesterol e de pressão arterial.

De acordo com estudos recentes da Universidade da Finlândia Oriental, adeptos da dieta Viking também tiveram outros grandes benefícios. Entre eles, a diminuição de uma inflamação celular responsável por causar doenças como a diabetes do tipo 2 e a aterosclerose.

 

O que compõe a dieta Viking?

 

Também conhecida como nórdica, a dieta Viking assemelha-se muito à dieta Mediterrânea. Ela tem como base a alimentação de antigos moradores da região Norte da Europa, em países como Noruega, Dinamarca e Suécia.

Os primeiros colonizadores mantinham um cardápio formado basicamente por peixes, grãos de trigo e centeio, legumes e vegetais de raiz, como cenoura, beterraba e rabanete.

Para que a dieta tenha os resultados esperados, é fundamental consumir os produtos frescos, magros e em forma natural e caseira.

 

Outra medida adotada nesse método é a substituição do sal por ervas, como o orégano. Com seis meses da dieta seguida à risca, uma pessoa pode eliminar de forma saudável até 5 quilos e diminuir significativamente a pressão arterial.

Porém, consumir os alimentos frescos pode sair até 25% mais caro do que manter uma alimentação comum. A vantagem é que, por ser uma dieta menos rigorosa, ela é mais fácil de ser mantida.

 

Alimentos que não podem faltar na dieta Viking

 

Confira a seguir uma lista com alimentos que não podem faltar em uma dieta Viking:

1. Ervas

 

2. Cogumelos

 

3. Algas

 

4. Carnes magras

 

5. Peixes frescos

 

6. Castanhas

 

7. Pão e grãos de centeio

 

8. Feijão, lentilha, ervilha e grão de bico

 

9. Rabanete, cenoura, beterraba e leguminosos com raiz

 

10. Algas

 

11. Repolho

 

12. Farinha de trigo

 

13. Frutas como maçãs e peras, além de frutas da estação e das vermelhas

Além de consumir estes alimentos diariamente, é preciso também evitar outros produtos, principalmente os industrializados. Aproveitar todas as partes dos alimentos, como cascas, sementes e talos é benéfico à saúde e evita o desperdício.

 

Conheça a dieta Mediterrânea

 

A dieta Mediterrânea tem sido a favorita dos nutricionistas até a chegada da dieta Viking, que conta com um cardápio com mais peixe e menos massa. Além de eliminar os quilos extras de maneira rápida, ela também ajuda no combate à diversas doenças cardiovasculares e cerebrais.

Os alimentos que compõem o cardápio da dieta Mediterrânea são ricos em fibras, como peixes, legumes, cereais e verduras. Vinho tinto e derivados do leite também são importantes, já que possuem antioxidantes e cálcio, respectivamente.

Açúcar, gorduras e carboidratos também estão excluídos dessa dieta, que, a longo prazo, ajuda a diminuir os níveis de diabetes do tipo 2.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!