Planos de Saúde

Entenda as diferenças entre preços de plano de saúde

Por Redação Doutíssima 02/02/2015

Antes de contratar um convênio de saúde, é de fundamental importância uma avaliação profunda e uma boa comparação entre os preços de plano de saúde. Lembre-se que negociar sempre e exigir que os pormenores e promessas sejam incluídos no contrato que você vai assinar é um direito seu.

Há características sutis que podem fazer a diferença no bolso. Pesquise. Foto: iStock, Getty Images

Há características sutis que podem fazer a diferença no bolso. Pesquise. Foto: iStock, Getty Images

Os preços de plano de saúde variam de acordo com a faixa etária, cobertura, rede credenciada, abrangência geográfica e percentual ou valor de fator moderador (coparticipação ou franquia). Na hora de contratar um plano, o que vale é desconfiar das vantagens exageradas ou de preços muito baixos.

Cuidado com ofertas baixas de preços de plano de saúde

 

Existe um ditado que diz que “quando a promessa é demais, o santo desconfia”, e é exatamente isso que você deve fazer quando o assunto é preços de plano de saúde. Uma boa oferta agora, pode representar muita dor de cabeça daqui a alguns anos. Tenha sempre isso em mente e veja longe.

Primeiro você tem que ter bem claro sobre a que tipo de plano quer aderir. É por aí que você vai conseguir entender sobre os preços de plano de saúde, é o que primeiro conta. Avalie a operadora e sua proposta, para ver se ela atende às suas necessidade de cobertura. Os tipos de plano são cinco, que podem ser contratados separadamente ou combinados.

1. Plano referência

É oferecido pelas empresas. Garante assistência ambulatorial, hospitalar e obstétrica, com acomodação em enfermaria, no território brasileiro.

2. Plano ambulatorial

Atendimentos em consultas, e os procedimentos diagnósticos e terapêuticos sem internação hospitalar, além de cobertura para pré-natal.

4. Plano hospitalar sem obstetrícia

Atendimentos e procedimentos durante a internação hospitalar, inclusive cirurgias odontológicas buco-maxilares. Não oferece cobertura ambulatorial.

5. Plano hospitalar com obstetrícia

Inclui, além de tudo que é oferecido no hospitalar, pré-natal, parto e pós-parto. Garante o atendimento ao recém-nascido, por 30 dias, assim como sua inscrição como dependente sem o cumprimento de carências pelo bebê, desde que elas tenham sido cumpridas anteriormente pelo titular do plano.

 

6. Plano odontológico

Para procedimentos odontológicos realizados em consultório. As cirurgias odontológicas que necessitem de estrutura hospitalar só serão integralmente cobertas se o plano hospitalar também tiver sido contratado.

Combinações e preços de plano de saúde

 

Também há a possibilidade de juntar dois ou mais planos. Cabe a você escolher o que é mais adequado a suas necessidades. É muito importante você ter em mente muito claro o sistema de reajustes de preços dos planos de saúde. Eles ocorrem em dois momentos: ao mudar a faixa etária do beneficiário e, anualmente, na data do “aniversário” do contrato.

No caso dos planos coletivos, o reajuste anual será aplicado conforme o que foi estabelecido entre a operadora e a entidade contratante do plano. Já o percentual de reajuste dos contratos individuais/familiares não pode ser maior que o divulgado pela ANS.

As faixa etárias que vão permitir o aumento do valor da mensalidade do plano de saúde são 10: de 0 a 18 anos; de 19 a 23 anos; de 24 a 28 anos; de 29 a 33 anos; de 34 a 38 anos; de 39 a 43 anos; de 44 a 48 anos; de 49 a 53 anos; de 54 a 58 anos; e de 59 anos ou mais. Mas atenção, o valor da mensalidade na 10ª faixa etária pode ser, no máximo, 6 vezes superior ao valor da 1ª faixa.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!