Saúde Mental

Entenda o que é solidariedade e como ela pode ajudar emocionalmente

Por Redação Doutíssima 02/02/2015

Em um mundo onde fazer o bem para o próximo, muitas vezes, está vinculado à exposição na mídia, é possível se perguntar o que é solidariedade? Com origem no latim, solidus, que quer dizer seguro e compacto, solidariedade é o interesse pela dor do outro e envolve compaixão, amor e fraternidade.

o que e solidariedade

Ações solidárias envolvem sentimentos de compaixão e fraternidade ao outro. Foto: iStock, Getty Images

Com tantos sentimentos bonitos envolvidos, quem se doa para o outro sem pensar em ganhos ou reconhecimento, consegue absorver sentimentos sinceros, mudar sua visão de mundo e se tornar uma pessoa melhor.

Entenda o que é solidariedade e se torne uma pessoa melhor

Entender o que é solidariedade, de verdade, e saber como praticá-la é algo que pode mudar a vida dos envolvidos. Tanto a de quem recebe, quanto a de quem doa. É frequente, na fala de quem faz algo pelo próximo, que foi ele quem ganhou mais em troca.

 

É essa essência que precisa ser compreendida, porque esperar do outro gratidão ou qualquer outra sentimento é arriscado, pois, às vezes, isso não acontece, então você se frustrará.

 

No dia 31 de janeiro, é comemorado o dia da solidariedade, doe-se de coração e veja sua vida se transformar.

Solidariedade faz bem para o coração e para mente

Ser solidário é algo que a gente descobre ao longo da vida. É preciso incentivo, pois assim é possível desencadear um novo padrão de comportamento.

 

O que é solidariedade para uns, pode não ser para outros, como fazer dieta em grupo ou malhar com mais pessoas. Os médicos também encaram essas atividades como ações solidárias, pois você se doa e permite a troca com o outro. Essa atitude faz bem para o coração e para mente.

O que é solidariedade em momentos de tragédias

Costumam dizer que os brasileiros são solidários. E com razão. Quando catástrofes acontecem, sejam elas naturais ou não, é a comunidade, as pessoas normais, que se organizam e iniciam os primeiros movimentos para melhorar a situação. Veja três exemplos sobre o que é solidariedade em momentos de tragédias no país.

 

1. Uma mão lava a outra

Em 2008, Santa Catarina viveu o terror que a natureza pode provocar. Enchentes violentas deixaram mais de cem mortos em questão de horas. Milhares de famílias ficaram desabrigadas ou desalojadas.

 

O morador de rua, Édson Ferreira Araújo, que perdeu o pouco que tinha, no lugar de pedir, ajudou.  Ele foi um dos milhares de voluntários que participaram da ação “Uma mão lava a outra”.

 

2. Doação de sangue em massa

Em 2011, foi a vez da região serrana do Rio de Janeiro ser devastada por uma forte enchente.

 

Pouco mais de 24 horas após os deslizamentos, houve a notícia de que o hospital local precisava de sangue, e centenas se mobilizaram para doar. Em apenas um dia foram coletadas 790 bolsas de sangue, a média diária era menos que 300.

 

3. Também é coisa de criança

Em 2004, quando um tsunami atingiu a costa da Tailândia e deixou mais de 200 mil pessoas mortas e centenas de feridos, Phanjohn O’Neill, de apenas 11 anos descobriu o que é solidariedade ainda criança.

 

Phanjohn, que tem pais ingleses e tailandeses, passou quatro dias em um hospital sendo intérprete dos pacientes e das equipes médicas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!