Clínica Geral

Entenda por que diminuíram os casos de dengue no Brasil

Por Redação Doutíssima 02/02/2015

Transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada dos quintais e das casas, o vírus da dengue finalmente vem perdendo força no País. O número de casos de dengue no Brasil teve uma queda de 59% no último ano em comparação a 2013, quando houve 1,4 milhão de notificações da dengue.

casos de dengue no brasil

A conscientização das pessoas foi importante para diminuir os casos de dengue. Foto: iStock, Getty Images

O bom resultado também pode ser observado no número de mortos pela doença. Em 2013 foram registradas 674 mortes em decorrência do vírus, já em 2014 foram notificados 405 óbitos, o que representa uma queda de 40%.

O Sudeste foi a região que apresentou a maior queda de casos de dengue no Brasil em 2014 em comparação a 2013. O número foi 66,1% menor. O Estado do Ceará reduziu a incidência de casos de dengue em 31%.

 

A diminuição de casos de dengue no Brasil se deve a diversos fatores. Um deles é a melhor organização da rede pública de saúde em todo o país que, além de ampliar o fluxo de atendimento dos profissionais de saúde, propiciando um diagnóstico precoce da doença, reforçou as equipes de vigilância nas ruas para fazer o controle dos focos dos mosquitos.

A participação da população também foi importante para a redução no número de casos de dengue no Brasil no último ano. Mais consciente do risco da doença, a população se engajou na eliminação dos criadouros do mosquito.

Atenção com casos de dengue no Brasil

 

 

No entanto, apesar da queda no número de casos de dengue no Brasil em 2014, as medidas para impedir o avanço e a disseminação da doença não podem ser freadas. Isto porque somente na primeira quinzena deste ano, o Estado de São Paulo registrou mais de 60 casos de dengue.

O Mato Grosso do Sul notificou 190 casos de dengue na primeira semana de 2015. No Piauí, já foram notificados mais de 20 casos de dengue, sendo que, com o início do período chuvoso, o surgimento de novos casos da doença tem preocupado a população e as autoridades públicas em saúde. 

A preocupação também surge com a descoberta de um tipo mais novo de dengue, que também é transmitida por uma espécie do mosquito Aedes aegypti. Esta doença possui sintomas semelhantes aos da dengue comum. Trata-se da Febre Chikungunya que, em comparação com a dengue, mata com menos freqüência.

Prevenção para os casos de dengue no Brasil

 

Para evitar que o vírus da dengue se alastre, a população deve colaborar e adotar hábitos preventivos. A medida mais eficaz para combater o mosquito da dengue é a eliminação de todos os objetos que acumulam água – que podem virar criadouros para o agente transmissor da doença.

Além disso, é importante que a população fique atenta aos sintomas da dengue. Ao menor sinal da presença da doença, a pessoa deve procurar imediatamente o atendimento de saúde, sendo que o uso de medicamento só deve ser feito sob prescrição médica. Também é indicado o uso de repelente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!