Planos de Saúde > Saúde

Informações de convênios médicos: tudo o que você precisa saber

Por Redação Doutíssima 02/02/2015

Muitas pessoas buscam as redes privadas de saúde para um melhor e mais rápido atendimento, por isso, sempre buscam informações de convênios médicos, que tornam estes serviços mais em conta financeiramente.

informacoes de convenios medicos

Há questões fundamentais que precisam ser de conhecimento do usuário. Foto: iStock, Getty Images

Quando se trata de planos de saúde, sempre há muitas dúvidas, já que existem várias modalidades, diferentes tipos de serviços, cobertura, preços, operadoras, etc.

Se você está pensando em contratar este tipo de serviço e está em busca de informações de convênios médicos, saiba que eles existem para qualquer tipo de necessidade.

 

Mas é necessário sempre buscar empresas sérias e com boas recomendações, já que com muita frequência são registrados casos de usuários com problemas com planos de saúde. Veja quais são as principais informações de convênios médicos que você precisa saber.

 

 

Principais informações de convênios médicos

1. Cobertura

Um ponto muito importante diante da contratação de um plano de saúde é conhecer sua proposta em termos de cobertura. Isso porque existem vários tipos de planos de saúde e com diferentes coberturas. O seu plano pode cobrir parcialmente os serviços de saúde ou totalmente, e isso pode tornar a taxa de mensalidade mais cara.

A cobertura de um plano de saúde se refere a consultas, exames, atendimentos emergenciais e internações. Cada plano de saúde pode contemplar ou não todos estes serviços. Por isso, é importante conhecer o que estará disponível para você e sua família depois que o plano for contratado.

Além disso, o cliente tem de ter bem claro qual é área de abrangência do seu plano, que pode ser local, regional, nacional ou internacional. Tudo isso é possível acertar durante a contratação do plano e é uma das principais Informações de convênios médicos que você deve estar sempre atento.

2. Carência

Muitas pessoas acreditam que basta contratar um plano para começar a utilizar o serviço. Por exemplo, se você precisa fazer uma cirurgia, e pensa que fazendo um plano de saúde pode tornar isso mais em conta, leve em conta o tempo de carência. O plano de carência é o tempo que está previsto no contrato para o início da utilização do serviço.

Isso pode variar dependendo do tipo de serviço, sendo que urgência e emergência não estão incluídas na carência. Ou seja, se você tiver qualquer tipo de acidente depois do plano contratado, o seu convenio deverá se responsabilizar conforme o que estiver estabelecido no contrato de adesão, por isso, fique alerta com estas informações de convênios médicos.

3. Valores

Os valores dos planos de saúde são estipulados de acordo com a faixa etária de cada pessoa. Por isso, o valor para crianças é bem inferior do que adultos ou idosos. Porém, segundo o órgão responsável pela regulação e fiscalização dos planos de saúde, o valor da mensalidade não pode ser superior a 6 vezes mais do que a da primeira faixa etária estipulada no plano.

4. Portabilidade

Uma das informações de convênios médicos que nem sempre é muito divulgada é que você pode mudar de plano e manter a portabilidade da sua carência. Ou seja, ao mudar de plano, você não precisa cumprir o prazo para a não utilização dos serviços do novo plano. A solicitação deve ser feita para a nova operadora.

 

5. Limite da utilização do plano


Muitas pessoas acham que existe um limite para a utilização do plano de saúde, mas isso não é uma realidade. A única pessoa que pode interromper um tratamento é o médico, sendo que durante uma internação ou outro tipo de assistência medica, a operadora fica proibida de cancelar o serviço ou rescindir o contrato.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!