Clínica Geral

Saiba como reconhecer os sintomas de sinusite

Por Redação Doutíssima 02/02/2015

Entre as causas mais comuns de consulta médica estão o resfriado, a gripe a sinusite. Embora os sintomas sejam semelhantes, trata-se de quadros clínicos diferentes. Por exemplo, os sintomas de sinusite, tão comum hoje em dia, variam ligeiramente de um indivíduo para o outro.

sintomas de sinusite

Dores na face, na região da bochecha e do nariz são sintomas de sinusite. Foto: iStock, Getty Images

Apesar disto, em geral os sintomas de sinusite são dor de garganta, dor na face e dor na região do nariz e bochechas. Os sintomas de um resfriado não se curam em apenas dois dias. Além da presença de coriza e tosse, é normal que um resfriado tenha febre e dor de garganta, sendo que os sintomas se intensificam por volta dos primeiros 4 dias de doença.

A sinusite é uma inflamação ou infecção da mucosa do seio maxilar e, em 10% dos casos, pode ser causada por problemas bucais, como cáries, periodontite e cistos.

Isso ocorre porque os dentes e o seio maxilar estão ligados por um grande número de pequenos vasos entre a mucosa da boca e os tecidos que revestem os dentes, como ossos, gengiva e ligamentos dentários.

Em decorrência desta ligação, quando os dentes ou as gengivas apresentam alguma inflamação, acabam contaminando o seio da face.

Principais causas dos sintomas de sinusite

 

Além das doenças bucais, procedimentos odontológicos mal feitos também são responsáveis pelo aparecimento da sinusite. A doença também pode ser causada por resfriados, pneumonias e sarampos.

Por isso, é preciso ficar atento aos sintomas de sinusite. Na presença de alguma de suas manifestações, procure um especialista para o seu diagnóstico e, com isto, a realização do tratamento.

A maioria dos casos de sinusite viral ou alérgica costuma melhorar, espontaneamente, depois de 10 dias de encubação. Sinusites bacterianas leves também podem ser autolimitadas, sendo que, nos casos mais sintomáticos – quando há ocorrência de febre alta e coriza purulenta-, a cura geralmente só vem com a realização de tratamento antibiótico.

Quando há contaminação por bactérias, é comum que os sintomas de sinusite incluam febre. Porém, como a gripe pode desencadear sinusite e também febre, nem sempre é fácil fazer a distinção entre uma sinusite viral e uma sinusite bacteriana.

Sintomas de sinusite aguda e crônica

 

A sinusite pode ser dividida em aguda e crônica. A manifestação aguda da doença ocorre por meio de fortes crises, causando forte dor facial, abundante secreção purulenta no nariz, tosse e febre.

Os sintomas de sinusite aguda também incluem espirros, inchaço na região dos olhos, mau hálito e dor de dente – quando a sinusite é bacteriana. Já na sinusite crônica os sintomas são mais discretos, porém mais recorrentes. Ela pode se manifestar como uma tosse persistente ou uma secreção que drena do nariz para a garganta.

No entanto, o que mais se associa à sinusite crônica é a dor de cabeça. Em especial aquela que se localiza entre os olhos. Mas é importante ressaltar que nem sempre as cefaleias frontais são sintomas de sinusite.

Se a cefaleia não estiver associada aos demais sintomas nasais, provavelmente não está relacionada à doença. Nos casos de dúvida, uma solução é realizar uma tomografia dos seios da face.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!