Planos de Saúde

Veja como escolher os melhores planos médicos

Por Redação Doutíssima 02/02/2015

Para escolher os melhores planos médicos não é preciso muita experiência no assunto. O que você precisa ter é persistência no esclarecimento de cada detalhe do contrato, antes de assiná-lo. Quanto mais cuidados você tiver com o que está registrado no documento, melhor será o plano pelo qual irá optar.

planos médicos

Pesquisa e conhecimento do próprio perfil são ferramentas na busca por convênio. Foto: iStock, Getty Images

Planos médicos e pesquisa de preços

 

Vá além da pesquisa de preços. Muitas vezes um plano é bem atraente ao bolso na hora da adesão, mas, na prática, detalhes importantes que não foram incluídos no contrato acabam custando mais do que você estava disposto a gastar. Por isso cada item, como por exemplo as formas de reajuste e a abrangência do plano, devem ser verificados com cuidado.

Atualmente, existem no mercado basicamente dois tipos de planos médicos, o individual/familiar e o coletivo/empresarial. Os coletivos por adesão – que reúnem grupos de profissionais em planos de entidades de classe – têm sido bastante comercializados.

Estes planos coletivos apresentam, geralmente, valores mais baixos, entretanto, costumam sofrer reajustes maiores, uma vez que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) não determina para eles um teto máximo de reajuste.

Por isso todo cuidado é pouco na avaliação do custo/benefício de um plano coletivo. Faça comparações dos valores e reajustes de planos conforme o perfil que você procura.

Portabilidade e carência de planos médicos

 

São duas palavras cujo significado deve ser desvendado até a última questão na hora de aderir a planos médicos. As carências são os prazos estabelecidos antes de ter acesso a procedimentos como exames ou cirurgias. Negocie estes prazos.

Já a portabilidade, é a palavra que define a mudança de um plano para outro na mesma operadora ou a passagem de uma operadora para outra. Nestes casos não há carência. A portabilidade é obrigatória para planos médicos individuais ou familiares e nos coletivos por adesão.

Ainda assim, para ter este direito, o consumidor precisa ter fidelidade de pelos menos dois anos, ou até mesmo três, em caso de ter uma doença preexistente. O importante é cogitar esta hipótese no momento da assinatura do contrato e atentar que está estabelecido no documento.

Área de cobertura

 

Pense no seu perfil antes de aderir a um plano médico. Você é do tipo que viaja muito? Ou você é do tipo caseiro, que não sai dos limites da sua região geográfica? Pense nisso antes de comparar os planos médicos que está pesquisando. O contrato vai definir a área de cobertura como regional ou nacional.

No caso de um plano de abrangência regional, o atendimento estará limitado à área prevista no contrato. Para a garantia de atendimento em todo território nacional, isso precisa estar bem esclarecido no contrato.

Mas atenção, se o plano não conseguir cumprir o estabelecido num contrato de abrangência regional, é das operadoras a responsabilidade de deslocamento do paciente para outras regiões para o atendimento ao determinado no contrato. Mas, mesmo esta clausula, tem que estar documentada.

Resumindo: quer um bom plano? Faça grandes questionamentos, profundos estudos do contrato e negocie sempre com o corretor para que todos os itens tratados, sejam documentados.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!