Clínica Geral

Bico de papagaio na coluna: saiba o que é e como tratar

Por Redação Doutíssima 03/02/2015

O bico de papagaio na coluna (osteofitose) atinge, normalmente, pessoa que já passaram dos 50 anos, mas pode afetar pessoas as mais jovens, desde que elas estejam expostas a fatores de riscos. Essa doença recebeu esse nome popular devido a formação óssea semelhante a um bico de papagaio.

O que causa o bico de papagaio na coluna?

 

O bico de papagaio na coluna acontece devido ao desgaste natural, por conta da idade, que ocorre nos discos intervertebrais, que funcionam como amortecedores de impacto entre os ossos.

bico de papagaio na coluna

Se não tratada, doença pode trazer dores incapacitantes para o paciente. Foto: iStock, Getty Images

Essa deformação pode ser ocasionada pelo sedentarismo, má postura, obesidade, traumas na coluna, pré-disposição genética, além de doenças reumáticas. O esforço e sobrepeso podem provocar essa lesão.

Um dos principais sintomas da doença é a dor intensa. A restrição de movimentos, ausência de força muscular e formigamento também são alguns dos sinais dessa patologia. Essa lesão também pode ser associada a compressão de raízes nervosas que acontece justamente pelo desgaste dos discos localizados entre as vértebras.

Prevenção do bico de papagaio na coluna

 

A má postura é uma das principais causas do bico de papagaio na coluna e, por isso, é recomendado que se corrija posturas adotadas para realizar algumas atividades. Essas evitam que haja ainda mais desgaste nos discos intervertebrais.

Atividade física de pouco impacto, como hidroginástica e bicicleta, também são algumas das opções recomendadas para a prevenção dessa deformação óssea. O praticante deve ter cuidado para não realizar atividades físicas de maneira incorreta. Isso pode agravar o quadro clínico.

Como tratar o problema

 

O diagnóstico dessa doença é feito após uma avaliação clínica e um estudo do histórico clínico do paciente. Exames de raio x e ressonância magnética também auxiliam na identificação da extensão da deformação óssea.

Infelizmente, não existe tratamento específico para bico de papagaio na coluna, porém analgésicos e anti-inflamatórios podem ajudar no alívio da dor. Em alguns casos mais graves, existe a possibilidade de intervenção cirurgia para correção de desalinhamento na coluna.

O bico de papagaio na coluna exige cuidados a vida toda e, por isso, é necessário o acompanhamento de um ortopedista assim que os primeiros sintomas aparecem.

A degeneração dos discos intervertebrais deve ser encarado de maneira séria, pois essa patologia pode causar dor aguda que inviabiliza  movimentos e provoca desconfortos. Portanto, evitar momentos de estresse para a coluna e posturas incorretas é de grande ajuda para manter a sua saúde óssea.

A fisioterapia e a acunpultura podem ser grandes aliadas no alívio de dores e na reeducação da postura do indivíduo, que já apresenta pré-disposição ao desenvolvimento da doença.

O fisioterapeuta indicará atividades físicas especificas para o paciente de acordo com o grau da osteofitose. Esse profissional também orientará o indivíduo a executar de forma correta os exercícios.

Fique atento aos sintomas e procure o ortopedista ou fisioterapeuta para fazer uma avaliação clínica e dar início ao tratamento mais correto a sua lesão.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!