Relacionamento

Casamento homoafetivo: conheça os direitos nessa união

Por Redação Doutíssima 03/02/2015

Mesmo que, no Brasil, a Constituição Federal e o Código Civil Brasileiro prevejam somente a união entre casais heterossexuais, o casamento homoafetivo, a união entre duas pessoas do mesmo sexo, é assegurado por uma decisão do Superior Tribunal Federal (STF).

casamento homoafetivo

Casamento entre pessoas do mesmo sexo só é reconhecido legalmente em 15 países. Foto: iStock, Getty Images

Além disso, a Resolução nº 175, de 14 de maio de 2013, do Conselho Nacional de Justiça obriga os cartórios a realizarem a cerimônia entre casais gays.

Direitos do casamento homoafetivo

 

O casamento homoafetivo, no Brasil, tem os mesmos direitos dos casais homossexuais em uniões estáveis. Isso significa que basta morar junto ou ter a intenção de constituir uma família para formalizar a união em um tabelionato de notas. Numa eventual morte de um dos parceiros, o outro companheiro conquista os bens adquiridos durante a união.

 

A luta dos militantes dos Direitos Humanos e do movimento LGBT, agora, é para que o casamento homoafetivo passe a constar na Constituição e no Código Civil. Assim, os casais homossexuais passariam a ter todos os direitos de casais heterossexuais.

Países com casamento homoafetivo legalizado

 

O reconhecimento do casamento homoafetivo só foi conquistado em 15 países. Em 78, a prática homossexual ainda é criminalizada e passível de pena, segundo relatório sobre homofobia da Ilga (sigla em inglês para International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans and Intersex Association).

 

A maior parte dos países que criminalizam a prática está na África, seguidos por Ásia e América Central. Veja quais são os países que reconhecem o casamento homoafetivo:

1. Holanda

Em 1998, o país já previa a união civil de homossexuais. Em 2001, foi o primeiro país a autorizar o casamento de casais homossexuais.

 

2. Bélgica

 

O casamento entre pessoas do mesmo sexo é permitido desde 2003. Em 2006, os casais homossexuais conquistaram o direito a adotar.

 

3. Espanha

 

O casamento homoafetivo foi autorizado em 2005.  Casais, casados ou não, também podem adotar.

 

4. Canadá

Casais homossexuais conquistaram o direito de adotar e de casar  em todo o território em 2005.

 

5. África do Sul

 

Em 2006, a África do Sul se tornou o primeiro país do continente africano a legalizar o casamento para casais homossexuais.

 

6. Noruega

Desde 1993, casais homossexuais têm sua união civil reconhecida. Em 2009, o casamento homoafetivo foi aprovado e a adoção de crianças também permitida.

 

7. Suécia

Permite casais homossexuais se casarem no civil e no religioso desde 1995.

 

8. Portugal

Em 2010, uma lei modificou a definição de casamento, ao retirar a referência  “de sexo diferente”.

 

9. Islândia

Em 2013, o casamento da primeira-ministra, Johanna Sigurdardottir, com sua companheira marcou o vigor da lei que legalizou o casamento .

 

10. Argentina

Desde 2010, a Argentina autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e os casais têm os mesmos direitos que os heterossexuais para adotar crianças.

 

11.  Dinamarca

 

Desde 1989 a Dinamarca permite a oficialização da união de casais homossexuais. Uma nova lei de 2012 passou a permitir cerimônia religiosa.

 

12. Uruguai

Em 2013, o país legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

 

13. Nova Zelândia

O casamento entre pessoas do mesmo sexo é permitido desde 2013.

 

14. França

Em 2013, os casais homossexuais puderam casar legalmente. 

 

15. Estados Unidos

A legislação vigente sobre o o casamento entre pessoas do mesmo sexo é dividida entre os estados. Dos 50, 12 permitem a união homossexual.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!