Planos de Saúde

Como contratar um seguro de vida

Por Redação Doutíssima 03/02/2015

Se você está querendo contratar um seguro de vida, provavelmente está se perguntando “quanto eu preciso?”, “que tipo de política é o melhor?” e “qual empresa que devo escolher?”. Não há dúvida, fazer esse tipo de seguro pode ser mais do que assustador. Por isso, é sempre importante tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto para escolher a melhor oferta.

Este tipo de seguro é um contrato feito com um seguradora, para que caso aconteça algum problema com o titular, seja morte ou invalidez permanente, as pessoas que dependam dele possam ser protegidas financeiramente por um determinado período.

seguro de vida

Com este tipo de seguro, as pessoas mais importantes de sua vida estarão protegidas. Foto: iStock, Getty Images

Mas ao contratar este tipo de serviço, é necessário pesquisar e realmente saber o que você precisa ou espera de um seguro de vida. Veja algumas dicas de como contratar um seguro de vida e não se arrepender com a escolha.

Por que você precisa de um seguro de vida

 

Não é demais ressaltar que o seguro de vida é projetado para fornecer segurança financeira a uma família, em caso de morte de um cônjuge.

Ter esta garantia pode ajudar a pagar uma educação universitária, financiar a aposentadoria, manter as contas da casa por um tempo, além de manter em dia financiamentos ou pagar dívidas se houver.Em suma, se outras pessoas dependem da sua renda, você deve considerar o seguro de vida.

A quantidade de dinheiro que sua família ou herdeiros receberão após a sua morte pode ser estipulado através de muitas fórmulas. A maneira mais fácil é simplesmente ter o seu salário anual multiplicado por 8.

Você pode usar qualquer ferramenta de planejamento para ter uma ideia do valor de cobertura que você vai precisar para o seu seguro. Mas lembre-se que quanto maior for a cobertura, maior será seu investimento.

O corretor de seguro de vida

 

Procure um corretor independente. Eles têm acesso a muitos mais produtos do que apenas uma empresa pode oferecer. Ele pode ser capaz de oferecer muitas opções, e então você pode escolher a que mais lhe interessar.

Assim como acontece com os planos de saúde, no caso do seguro de vida o custo pode aumentar conforme a idade. Muitas das seguradoras podem fazer algumas ressalvas a novos clientes em idade superior a 60 anos.

Além disso, existem muitos casos onde a renovação pode ser prejudicada em razão disso. Por isso, é importante buscar uma empresa série para não ter este tipo de problema.

Os beneficiários podem ser incluídos em qualquer tipo de seguro de vida. Isso significa que o dinheiro irá para a pessoa a qual o titular do seguro escolheu. Ao fazer um seguro de vida, você pode escolher quantos beneficiários quiser, inclusive acrescentar com o tempo.

Como escolher a seguradora

 

Ao contratar uma empresa para fazer o seu seguro de vida, busque uma marca consolidada no mercado e com boas referências. Além disso, veja todos os itens do contrato com cuidado, já que muitas vezes existem algumas condições específicas para a liberação do valor do seguro.

Não hesite em negociar as condições e não deixe de questionar caso não entenda algum item contido nele. O seguro de vida deve ser algo claro e que realmente traga segurança.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!