Planos de Saúde

Confira motivos fazer planos de saúde familiar

Por Redação Doutíssima 03/02/2015

O convênio médico, por si só, já é uma boa forma de economizar. Embora seja um investimento nem sempre barato, ele pode proporcionar tranquilidade em momentos delicados da nossa vida. E ter esta tranquilidade quando estes momentos se referem aos que amamos, já é, por si só, um grande motivo para aderir a planos de saúde familiar.

 

planos de saude familiar

É interessante prever o aumento da família garantindo atendimento médico a todos. Foto: iStock, Getty Images

 

Estas modalidades de planos de saúde são feitas entre pessoas que sejam parentes ou que tenham uma relação estável. Eles podem ter atendimentos que variam de acordo com a classe escolhida, desde o mais básico até o mais completo.

Planos de saúde familiar significam economia

 

Planos de saúde familiar possuem um titular, que é quem assina o contrato, e os dependentes, que podem ter número restrito ou não, de acordo com a operadora. Algumas também fazem restrições quanto a incluir dependentes posteriormente à assinatura do contrato. É muito importante ficar atento à este item, afinal, a família pode aumentar.

Entre os vários motivos que podem ser levados em conta no momento de se optar por planos de saúde familiar, um dos mais importantes é, sem dúvida, que esta modalidade representa uma boa economia, uma vez que, assegurar atendimento médico a cada membro da família, individualmente, pode custar muito mais caro do que fazer um plano único.

Além disso, todos os membros da família integrantes do plano terão os mesmos direitos da assistência médica garantida no contrato. Não há distinção com relação aos serviços. O importante é que você esteja atento ao que contratou e se tudo está bem definido no contrato. 

Planos de saúde familiar: bom custo-benefício

 

Também é nos planos de saúde familiar que você encontra a melhor relação custo-benefício, num plano de tempo indefinido, onde quem decide pelo fim do contrato é você, e tudo isso aliado à aceitação do grupo familiar.

É importante lembrar ainda que os planos de saúde familiar têm os reajustes regulados e limitados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que também veda rescisão unilateral pela operadora.

Diferente dos planos coletivos, onde sê vêem muitas situações de reajustes abusivos, acima da inflação e do índice estabelecido pela ANS para contratos individuais/familiares, e de ruptura unilateral do contrato pelas operadoras.


Outro bom motivo para aderir a um plano familiar, caso você ainda não tenha, é a expectativa do aumento da família. Este é um momento bastante importante porque se o casal pretende ter um filho, ou mesmo adotar um, vai precisar de acompanhamento médico, exames, diagnósticos, um pré-natal.

Neste momento, é bom fazer um plano de saúde logo para poder acompanhar toda a gravidezlivre das carências. Mas é bom lembrar, como já foi dito aqui, há operadoras que não aceitam novos integrantes ao grupo depois da assinatura do contrato.

Por isso, fique atento ao que diz a Lei Federal 9.656, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde, e mais, atento também ao disposto no contrato que você assinou ou vai assinar. Veja, além destas questões, também prazos, carências e reajustes. Se você levar em consideração estes itens, certamente estará fazendo um bom negócio.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!