Guia dos Dentes > Planos de Saúde

Saiba da importância de ter um convênio odontológico

Por Redação Doutíssima 03/02/2015

Quando utilizamos qualquer tipo de serviço relacionado à saúde dental, devemos nos preparar financeiramente, a não ser que você tenha um convênio odontológico. Os nossos dentes, assim como o resto do corpo, precisam de cuidados periódicos e, por isso, visitas ao dentista são necessárias para que isso aconteça. O que pode ser facilitado com um convênio.

convenio odontologico

Prevenção também passa pela saúde bucal. Foto: Istock, Getty Images

A prevenção é a melhor forma de manter a saúde bucal. Qualquer problema dental pode ocasionar dores e desconforto, além de tornar a nossa aparência nada agradável. Se você quer manter o seu sorriso em dia, ter um convênio odontológico é uma ótima forma para conseguir isso.

O que é um convênio odontológico

 

Assim como um plano de saúde, o convenio odontológico é um contrato feito com uma operadora, para que você possa através de uma taxa mensal ter acesso a uma rede credenciada de serviços odontológicos. Isso pode ser através do pagamento apenas da taxa do plano ou com uma co-participação.

Além disso, um convênio odontológico pode cobrir muito mais do que consultas, mas também alguns tratamentos que o cliente possa necessitar. É claro que não são todos os tratamentos inclusos no convenio odontológico, e eles podem variar de operadora para operadora.

Por isso, é sempre melhor pesquisar bem antes de escolher, para conseguir a melhor cobertura de serviços, pelo melhor preço.

Por que é uma boa alternativa?

 

Um convênio odontológico é uma ótima alternativa para qualquer pessoa, em qualquer idade. Isso porque os procedimentos dentários são vitais não somente para a saúde, mas também para garantir um lindo sorriso.

Um dos grandes benefícios do convênio odontológico é que você não tem limite para a utilização do plano, desde que esteja dentro da cobertura disponível.

Ele também é uma segurança para problemas bucais que possam ocorrer de maneira inesperada, como uma quebra de dente ou uma dor inexplicável. Nestes casos, você não precisa se preocupar, basta procurar um profissional da rede credenciada.

Isso pode ser especialmente importante para pessoas com filhos pequenos, que possuem mais chances de machucar os dentes durante uma brincadeira.

Além destes benefícios, você pode deduzir os valores pagos pelo plano do seu imposto de renda, segundo o artigo 360 do Regulamento do Imposto de Renda. As despesas com dentistas são consideradas custos operacionais dedutíveis.

Como contratar um convênio odontológico

 

Se você não tem mais dúvidas da necessidade de um convênio odontológico para você e sua família, é hora de ir em busca de uma boa proposta. Para isso, você deve buscar várias operadoras que ofereçam este tipo de serviço.

Você precisa ter atenção para a rede credenciada, se ela possui profissionais que você conhece e que atendam em locais que sejam de fácil acesso.

Veja como funciona a política de carência e quais são os tratamentos cobertos pelo plano. Alguns deles podem não cobrir tratamentos ortodônticos, por isso, se você tem crianças pequenas, estes podem não ser uma boa opção.

Pesquisar e comparar é sempre a garantia de fazer uma melhor escolha. Além disso, confirme no site da Agencia Nacional de Saúde Suplementar para ver ser a operadora escolhida não tem qualquer tipo de restrição.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!