Planos de Saúde

Saiba o que oferece um plano de saúde online

Por Redação Doutíssima 03/02/2015

Você já deve ter ouvido falar na expressão “plano de saúde online”. Não, não é o atendimento médico, ou exames, feitos via rede social ou WhatsApp. O plano de saúde online é só um termo que faz referência às Administradoras de Benefícios, empresas regulamentadas pela Resolução Normativa nº 196, de 2009.

plano de saude online

Conheça os serviços oferecidos pela Internet de forma segura. Foto: iStock, Getty Images

Estas administradoras devem estar devidamente registradas na ANS, trabalham como estipulantes de planos de assistência coletiva de saúde e Corretoras de Seguros, ambos com atendimento via internet para venda de planos de saúde.

Plano de saúde online e planos coletivos

 

As administradoras de benefícios são responsáveis por contratações coletivas de planos de assistência médica e odontológica, para empresas privadas; associações civis; conselhos; cooperativas; sindicatos e outras entidades de classe representativas da sociedade civil.

Elas são responsáveis pela comercialização, administração e gestão de benefícios coletivos por adesão, para as categorias profissionais, em parcerias com suas entidades de classe.

Estas empresas podem ser contatadas pela Internet, por isso plano de saúde online, e prestam apoio especializado, com profissionais capacitados para orientar clientes sobre o melhor plano a escolher, dentro das suas necessidades.

Faz parte das funções das Administradoras de Benefícios, a missão de dar apoio técnico na discussão de aspectos operacionais como: negociação de reajuste; aplicação de mecanismos de regulação pela operadora de plano de saúde; e alteração de rede assistencial.

As administradoras não são o mesmo que os corretores e corretoras de seguros – que também podem comercializar planos de saúde individuais e familiares – cuja função é regulamentada pela Lei Federal nº 4.594, de 1964.

Entretanto, o plano de saúde online também pode incluir os corretores, uma vez que, via internet, eles também comercializam e auxiliam clientes na escolha de seus planos. Estas empresas têm sites especializados e atendem várias operadoras de planos de saúde. Ali, as pessoas tem acesso a informações e simulações de planos, o que facilita na escolha.

Plano de saúde on line: mais comodidade

 

Alguns destes portais possuem inclusive profissionais à disposição para a venda de plano de saúde online, respondendo na hora toda e qualquer dúvida que possa surgir.  

Este novo modelo de venda de planos de saúde torna ainda mais cômoda a tarefa, já que você pode consultar vários sites, realizar vários simulados, ter a assistência de profissionais diferentes e que vão lhe oferecer, entre todas as possibilidades que vendem, o melhor plano para sua necessidade.

Comprar um plano por meio virtual, ou utilizar esta ferramenta para pesquisas mais profundas sobre as operadoras e o que elas oferecem é uma maneira de assegurar que a escolha feita é a melhor. O número de opções disponibilizadas pode até representar um trabalho mais intenso, com a necessidade de mais tempo.

Mas é este tempo que você vai dispensar agora nos comparativos, que vai representar a sua segurança mais tarde. O único cuidado que você deve ter ao contatar uma site de Administradora de Benefícios, ou uma Corretora de Seguros, é no momento de fechar o negócio.

Certifique-se se o corretor é habilitado para o exercício da função, e pesquise junto à ANS para ter a certeza de que a Administradora de Benefícios contatada possui registro junto ao órgão. Só assim você terá a certeza de que está aderindo a um serviço pelo qual não vai se arrepender depois.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!