Relacionamento

Veja no que o Wechat é melhor do WhatsApp

Por Redação Doutíssima 03/02/2015

Você já ouviu falar no Wechat? Lançado pela chinesa Tencent, como alternativa ao rival WhatsApp, ele também é um aplicativo para smartphone. Com ele, é possível compartilhar mensagens de texto e de áudio, além de arquivos de fotos e vídeos.

wechat

Aplicativo chinês para smartphone oferece recursos diferentes do app americano. Foto: iStock, Getty Images

Ele está disponível para os sistemas operacionais iOS, Android, Windows Phone, BlackBerry e Symbian. Mesmo que os dois aplicativos atuem como mensageiros instantâneos, eles apresentam algumas funções distintas.

 

Veja 6 funções que o WeChat tem, e o WhatsApp não

A versão chinesa do WhatsApp leva vantagem em vários quesitos, mas nem mesmo com o maior número de recursos faz o pioneiro americano perder a a majestade quando o assunto é enviar mensagens somente para seus amigos.

 

Neste ponto, o aplicativo WhatsApp ainda é a melhor escolha. Veja as outras funções que o chinês  WeChat é mais vantajoso do que o americano WhatsApp:

 

1. Chamada de vídeo

Como já vimos, tanto o WhatsApp quanto a versão chinesa permitem o envio e a troca de vários tipos de mídia, como texto, áudio, vídeos e fotos. O aplicativo chinês também é capaz de fazer chamadas de vídeo semelhantes ao serviço que o Skype oferece.

 

2. Quem está por perto

O WeChat também oferece dois recursos bem bacanas. O “Olhar ao Redor” apresenta uma lista de usuários que estão na mesma área que você e, assim, permite a interação. O “Agitar” permite que você encontre outras pessoas ao redor do mundo e que também estejam agitando o celular naquele momento. Meio bobo esse segundo, mas divertido!

 

3. Compartilhamento de foto

Outro recurso legal do aplicativo chinês, que o WhatsApp não tem, é a possibilidade de compartilhamento de fotos a partir de um perfil do usuário. Isso só acontece se o perfil for ativado como público, assim outras pessoas também podem ver e comentar.

 

4. Menos dependência do teclado

O aplicativo WeChat traz, em sua interface, o acesso para os botões do aparelho e para encontrar as opções. Já o WhatsApp é dependente de botões.

 

5. Além da lista de contatos

Ao contrário do WhatsApp, o WeChat permite que o usuário converse com pessoas fora da lista de seus contatos.

 

6. Sem cobrança

O WhatsApp é gratuito apenas no primeiro ano, depois passa a ter um custo de US$ 0,99 (algo como R$ 2,05) por um ano. A política de lucro do WeChat é diferente. O app chinês aposta na venda de jogos incluídos no aplicativo e em emoticons personalizados.

 

WeChat e WhatsApp também em versão desktop

O WeChat foi pioneiro na versão desktop. Oferecida desde o início do app, ela é acessada depois que o usuário escaneia um código QR no smartphone. Assim, a conta do celular fica conectada ao computador, o que permite ao usuário trocar arquivos entre os dois dispositivos.  

 

O WhatsApp lançou sua versão para desktop no último dia 21 de janeiro. Segundo o comunicado do CEO da companhia, Jan Koum, os usuários devem usar o navegador Google Chrome e, por enquanto, quem usa o sistema operacional da Apple, iOS, não poderá acessar suas mensagens pela web.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!