Cabelos

Cabelos com luzes: conheça os cuidados para mantê-los bonitos

Por Redação Doutíssima 04/02/2015

Muitas mulheres já desejaram ter o cabelo mais claro do que ele é naturalmente. Outras tantas, querem apenas dar destaque aos fios de maneira sutil. Por isso, muitas delas optam por fazer luzes em seus cabelos. Porém, para ter cabelos com luzes são necessários alguns cuidados.

Os fios ficam mais sensíveis e exigem mais atenção. Foto: iStock, Getty Images

Os fios ficam mais sensíveis e exigem mais atenção. Foto: iStock, Getty Images

Por que cabelos com luzes merecem tanto cuidado?

 

Trata-se de uma técnica capilar muito utilizada nos salões de beleza para iluminar os fios. Nela, as cutículas do fio são abertas e oxigenadas diretamente por produtos químicos que promovem a descoloração do fio. É justamente por ocorrer essa abertura das cutículas dos fios, que os cabelos com luzes ficam mais frágeis e necessitam de cuidados especiais.

Existem muitos produtos para os cabelos e, por isso, se deve ter um cuidado todo especial ao fazer luzes. Já existem produtos no mercado como creme e óleo que fazem a descoloração dos fios sem agredir tanto o cabelo. Converse com o seu cabeleireiro e decida qual é o melhor produto para manter a integridade dos seus fios.

Cabelos com luzes e os cuidados necessários

 

Como a descoloração agride mais o cabelo por retirar a pigmentação do fio, é essencial ter alguns cuidados com cabelos com luzes para que eles não percam o brilho e não fiquem quebradiços.

1. Shampoo tonalizante

O shampoo tonalizante deve ser usado a cada 15 dias. Esse produto serve para manter a cor natural das luzes.

2. Chapinha e secador

Mesmo que chapinha e secador não danifiquem tanto os cabelos que foram descoloridos, é importante que seja aplicado nos fios um protetor térmico e desfrizante. Esses produtos ajudarão a manter a integridade dos fios. Nunca use a chapinha com os cabelos úmidos e o secador não pode ficar mais próximo do que 20 centímetros do cabelo.

3. Produtos específicos

Use produtos específicos para cabelos com luzes. Eles ajudam a manter a saúde dos fios. Opte por shampoos com pH ácido e evite os neutros. Shampoos ricos em vitaminas e queratina são mais recomendados.

A reconstrução capilar em cabelos com luzes deve ser feita a cada 15 dias e a hidratação deve ser realizada toda semana para os fios se recuperem do tratamento químico.

É importante utilizar leave-in com filtro solar para proteger o fio e manter a hidratação. Evite submeter seus fios a processos químicos com muita frequência, porque isso causa estresse ao fio e pode deixá-lo quebradiço.

 

Dicas para cabelos com luzes

 

Para você que não sabe qual tonalidade de luzes irá usar em seus cabelos veja algumas dicas:

1. Luzes para cabelos pretos

Para esses cabelos tonalidades como vermelho, violeta e cobre ficam melhor. Cores muito claras tendem a dar um contraste muito grande deixando o cabelo com aparência feia.

2. Luzes para cabelos castanhos

Para esses cabelos as tonalidades que caem melhor são mel e cobre, pois deixam o cabelo iluminado naturalmente.

3. Luzes para cabelos loiros

Se você tem o cabelo loiro natural pode usar tonalidades mais claras, pois elas iluminarão seu cabelo de forma natural e leve.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!