Planos de Saúde

Como saber qual é o melhor plano de saúde do Brasil

Por Redação Doutíssima 04/02/2015

Você quer fazer um plano de saúde e precisa de referência das operadoras para poder se decidir? Pois você tem onde buscar esta referência e avaliar qual é o melhor plano de saúde do Brasil.

qual e o melhor plano de saude do Brasil

ANS avalia o desempenho das prestadoras de serviço na área da saúde. Foto: iStock, Getty Images

Todos os anos, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão federal vinculado ao Ministério da Saúde, avalia o desempenho das operadoras de planos saúde que atuam no País. Por este índice, dá pra ter uma ideia de qual é o melhor plano de saúde do Brasil.

A ANS é a agência reguladora do setor de planos de saúde em nível nacional. Tem sede no Rio de Janeiro e o o seu objetivo é promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regular as operadoras setoriais – inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores – e contribuir para o desenvolvimento das ações de saúde no País. 

Índice diz qual é o melhor plano de saúde do Brasil

 

Anualmente, ela divulga o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), calculado a partir de indicadores definidos pela agência. É este índice que vai apontar qual é o melhor plano de saúde do Brasil.

Estes indicadores são agregados em quatro dimensões, cada uma com um peso diferente na formação do índice: 40% para a dimensão Atenção à Saúde, 20% para a dimensão Econômico-financeira, 20% para a dimensão Estrutura e Operação e 20% para a dimensão Satisfação do Beneficiário.

O índice varia de 0 a 1 (muito ruim zero a 0,19; ruim 0,20 a 0,39; regular 0,40 a 0,59; bom 0,60 a 0,79; e muito bom 0,80 a 1,00), e cada operadora recebe uma nota que vai enquadrá-la em uma faixa de avaliação, que é anual e retroativa.

Em 2014 o IDSS foi divulgado em novembro. Foram avaliadas todas as operadoras com registro ativo na ANS que operaram planos de saúde nos doze meses de 2013. Daí, pode-se saber qual é o melhor plano de saúde do Brasil.

O IDDS revelou ainda que 82,5% dos beneficiários estão em operadoras que têm desempenho bom ou muito bom. Outro dado revelado pelo IDSS é que 1 milhão de usuários são atendidos por operadoras que foram consideradas ruins ou muito ruins. Elas representam pouco mais de 11% das operadoras.

Ranking: qual é o melhor plano de saúde do Brasil

 

Veja na lista a seguir qual é o melhor plano de saúde do Brasil,em 2013, segundo o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), publicado pela ANS em novembro de 2014.

No último IDSS divulgado, as 3 melhores operadoras do País foram a Unimed BH, a Unimed Cooperativa Vales do Rio Taquari e Rio Pardo e a Unimed Campo Grande. Elas estão dentro da faixa de nota que considera o serviço prestado muito bom.

São seguidas neste mesmo conceito, por ordem de nota, pelas operadoras: Unimed Curitiba; Unimed Regional Maringá; Unimed Nordeste RS; Unimed São José do Rio Preto; Unimed Blumenau, Unimed Paraná e Unimed Juiz de Fora.

Na lista das 15 primeiras, das que estão no conceito bom, por ordem de nota, estão: SulAmérica Serviços de Saúde; Unimed Londrina; Hospital Márcio Cunha; Bradesco Saúde; Mediservice; Porto Seguro Saúde; Petrobrás; Unimed Campinas; Santa Helena Saúde; Unimed Divinópolis; São Francisco Saúde; Unimed Porto Alegre; Vale; Central Nacional Unimed; e Cassi.

As notas de todas as operadoras avaliadas, que mostram não só qual é o melhor plano de saúde do Brasil, como também qual é o pior, podem ser consultadas site da ANS (www.ans.gov.br).

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!