Planos de Saúde

Conheça as vantagens de convênios médicos

Por Redação Doutíssima 04/02/2015

Convênios médicos, por que ter um? Qual a diferença entre um plano de saúde privado e o serviço público de saúde? Quais as vantagens? O que vou ganhar com isso?

 

Quantas perguntas e como respondê-las, quando se tem à disposição um Sistema Único de Saúde (SUS) que diz que todo cidadão tem direito, desde o nascimento até a terceira idade, gratuitamente, de atendimento integral, com exames, internações com exames e procedimentos complexos. Isso na teoria, já na prática, a situação é um pouco diferente.

convenios medicos

Diante da deficiência do serviço público, ter um plano de saúde faz toda a diferença. Foto: iStock, Getty Images

Convênios médicos X SUS

 

No comparativo entre os convênios médicos e SUS, a teoria realmente desbanca o serviço privado e enaltece o serviço público. Já na prática, o que se vê é um serviço deficitário, uma realidade  bem diferente da que mostra, por exemplo, a Cartilha do SUS, lançada em 2003.

Ali diz que todos têm direito, mas não cita os que ficam sem atendimento, na fila de espera. Diz a cartilha que o SUS proporciona atendimento integral para internação, parto, exames e procedimentos complexos, mas isso só acontece quando há vaga, caso contrário, mais espera.

Os convênios médicos são importantes em casos de sinistros, este é mais um ponto para considerar a adesão a um convênio. Vamos supor que você sofra um acidente, por exemplo, e quebre um braço, ou perna, ou clavícula, ou outra parte do corpo.

Se tem um plano de saúde, dependendo do tipo, vai ter acesso a hospital privado, com atendimento diferenciado, traumatologista, fisioterapeuta, exames diagnósticos e cirurgia em tempo hábil, antes que possa ter alguma sequela decorrente de longos períodos de espera.

As vantagens dos convênios médicos

 

Se você vai ser papai, ou mamãe, estar amparado por convênios médicos traz vantagens intermináveis. Nos planos hospitalares com obstetrícia, as operadoras oferecem procedimentos relativos ao pré-natal, inclusive com consultas obstétricas de pré-natal, além de exames relacionados (mesmo que sejam realizados em ambiente ambulatorial).

Também oferece a cobertura do parto e coberturas e benefícios para o recém nascido, seja ele filho natural ou adotivo nos primeiros 30 dias após o parto. O bebê também fica isento de carência para inserção no plano, desde que a inscrição ocorra no prazo máximo de 30 dias do nascimento. Isso é  regulamentado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Na atualidade, as vantagens de se aderir a convênios médicos passam também pela variedade de planos e pela segurança proporcionada pela adequação dos planos, feita pela ANS no final de 1998 e válida para planos de saúde a partir de 1999.

Boa parte dos tipos de planos, por exemplo, tem seus reajustes adequados aos tetos máximos estabelecidos pela ANS. Outra regra importante que facilita a adesão é que agora são estabelecidas as faixas-etárias para mudança de valores.

E mais, é possível avaliar operadoras no site da ANS (www.ans.gov.br) e possível comparar valores e propostas, por meio dos planos de saúde online, que ainda oferecem especialistas para auxiliar na escolha do melhor convênio. Os preços também podem ser negociados. Então, é só revisar o contrato com cuidado, e começar a usufruir das vantagens.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!