Planos de Saúde > Saúde

Preço de convênio médico é essencial? Saiba como se decidir

Por Redação Doutíssima 04/02/2015

O preço de convênio médico, definitivamente não é fundamental na hora de escolher um plano de saúde. A não ser que você esteja querendo jogar dinheiro fora, substitua a prioridade do preço pela prioridade da sua necessidade.

preço de convenio medico

Prioridade deve ser sempre pela saúde e você pode aprender a avaliá-la. Foto: iStock, Getty Images

Entretanto, pode-se dizer que talvez o preço não seja essencial, mas a atenção que você deve dar ao cálculo feito para chegar ao valor final da mensalidade, isso é importante. E já que o preço não é fundamental, vamos listar alguns cuidados que você deve ter ao aderir a um plano.

Informação sobre preço de convênio médico

 

Primeiro é importante ressaltar que você precisa ter muita informação – inclusive sobre preço de convênio médico -, e que esteja disposto a investir algumas horas numa boa pesquisa em órgãos confiáveis para conhecer a reputação da operadora que está lhe oferecendo o plano. Consulte, por exemplo, o site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Esteja atento a tudo que está sendo cobrado no contrato. Verifique se todos os serviços são, ou podem vir a ser necessários. Aí também vão influenciar no preço de convênio médico, questões como tipo de plano, abrangência, internação ou idade.

Dicas para avaliar preço de convênio médico

 

Conheça as distinções dos tipos de plano, afinal as regras, inclusive as estabelecidas pela ANS para reajuste, mudam de acordo com o plano escolhido.

Assim, por exemplo, um plano de saúde coletivo por adesão terá um valor de reajuste não regulamentado pela ANS, diferentemente de um plano familiar, por exemplo, que tem teto máximo de reajuste estabelecido pelo órgão federal. E nesse caso, sua escolha vai pesar no cálculo final.

O plano de saúde individual/familiar é contratado por pessoa física direto com a operadora. Já o coletivo pode ser empresarial ou por adesão. No empresarial o contrato determina assistência aos funcionários da empresa pelo vínculo empregatício. No caso dos coletivos por adesão, quem contrata são as associações de classe, sindicatos, conselhos e outros órgãos.

A escolha do plano vai ficar entre o integral e de co-participação. Nos planos integrais o valor da mensalidade é fixo, independente do uso que o beneficiário faça. Já os demais têm mensalidade reduzida, mas cobram percentuais sobre serviços e exames.

Diferenças no preço de convênio médico

 

Atente para esta escolha, já muitas vezes um plano de co-participação pode ser a melhor opção agora, mas custar bem caro depois. E aí vão fazer diferença no preço do convênio médico.

Informe-se também da abrangência do plano que está sendo oferecido a você e a rede de médicos e hospitais que disponibiliza. Compare com a sua rotina: você viaja muito? Prefira um plano de cobertura nacional. Quer ter um filho? Opte por um plano hospitalar com obstetrícia. Isso vai fazer diferença no preço do convênio médico.

Procure laboratórios e clínicas da sua confiança e veja se eles aceitam o seu convênio. Tudo personalizado, de acordo com a sua vida faz com que você poupe dinheiro, e ganhe saúde. E no momento de assinar o contrato não se esqueça de receber, estudar e guardar o contrato.

A cópia do contrato assinado deve ter todas as condições de utilização e de cálculo do preço de convênio médico, como: o preço da mensalidade, as formas de reajuste e a cobertura que você tem direito; a lista dos profissionais de saúde, hospitais, clínicas e laboratórios credenciados ou referenciados; o manual para orientação de contratação de planos de saúde e o guia de leitura contratual.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!