Planos de Saúde

Saiba como funciona o seguro saúde viagem

Por Redação Doutíssima 04/02/2015

Se você é um viajante habitual, ou então planeja uma viagem de férias com a sua família, a contratação de um seguro saúde viagem é um item essencial na lista de afazeres. Inclusive, determinados países obrigam que os estrangeiros que neles ingressem tenham uma assistência dessa natureza contratada para que possam ingressar em seus territórios.

seguro saude viagem

Sua viagem pode ser muito mais segura e tranquila no que depender da sua saúde. Foto: iStock, Getty Images

Na Europa, por exemplo, muitos países são signatários do Tratado de Schengen, que obriga o turista a ter um seguro saúde viagem que tenha cobertura de, no mínimo, 30 mil euros.

Como contratar o seguro saúde viagem

 

A contratação do seguro saúde viagem não é das mais caras, e certamente fica em um valor bem abaixo do total da viagem – por isso é válido não desprezá-lo e contratá-lo antes de sair do país.

Pense que, caso você tenha algum problema no exterior, talvez seus gastos com atenção médica possam superar aquilo que você investiu na viagem, e o que era para ser uma diversão acaba se transformando em um grande transtorno.

Vale destacar que algumas operadoras de cartões de crédito oferecem gratuitamente o seguro saúde viagem aos portadores de seus cartões. Nesses casos, basta emitir um certificado ou contatar a operadora para obter o seu, e isso tudo de forma gratuita.

Além disso, ao contrário do que ocorre com os planos de saúde em geral, o seguro saúde viagem é regulamentado pela SUSEP, e não pela ANS, e então é com aquela que você precisa esclarecer eventuais dúvidas.

Quer saber um pouco mais sobre o funcionamento do seguro saúde viagem? Confira abaixo.

Cobertura do seguro saúde viagem

 

Assim como ocorre nos planos de saúde, no seguro saúde viagem é preciso definir a cobertura na hora da contratação.

Para ter a exata noção do quanto você precisa de cobertura, é bastante importante se informar como são os custos da saúde no país de destino – talvez o que você considere um valor relevante aqui seja insignificante no exterior, e a recíproca também pode ser verdadeira.

Diárias de hospitais e intervenções cirúrgicas de emergência são alguns dos pontos que você deve levar em consideração.

Para ter uma exata noção desses custos, alguns sites na internet oferecem pesquisas e informações específicas sobre esse ponto. Antes de contratar e viajar, portanto, não deixe de averiguar.

Doenças preexistentes

 

Em regra o seguro saúde viagem que é oferecido pelas principais operadoras não cobre doenças preexistentes. O que isso significa? Que se você for portador de uma doença crônica, e algum problema acontecer no exterior, o valor gasto com o tratamento dessa doença poderá não estar incluído no seguro contratado, e você terá gastos adicionais.

Por isso, é importante questionar as operadoras sobre a cobertura de doenças preexistentes e, caso você seja portador de uma doença crônica, tentar adicioná-la ao grupo de contingências cobertas pela contratação.

Cartão de crédito

 

Como já falamos acima, muitas operadoras de cartões de crédito oferecem seguro saúde viagem. É preciso verificar, porém, quais são as coberturas neles incluídas.

Não ter um gasto com esse item da viagem pode parecer interessante, mas muitas vezes o seguro saúde viagem oferecido pelas operadoras é em valor muito baixo se comparado aos custos com saúde nos locais que você irá visitar.

Saiba que existem diferenças entre assistência médica viagem e seguro saúde viagem. No primeiro caso, você poderá buscar atendimento caso necessário apenas na rede conveniada à assistência, enquanto no seguro saúde viagem é possível buscar atendimento em qualquer local.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!