Planos de Saúde

Saiba como pesar os valores de planos de saúde

Por Redação Doutíssima 04/02/2015

O simples mencionar das palavras valores de planos de saúde já se reflete em uma “fisgada” no bolso de qualquer pessoa. E aí vem aquela pergunta a martelar no cérebro: “será que vale a pena o investimento?”.

valores de planos de saude

Pesquisa criteriosa pode poupar de uma série de complicações no futuro. Foto: iStock, Getty Images

Considerando que vivemos onde cerca de 40% do salário vai para tributos, taxas e impostos, e onde temos que decidir o que fazer com os 60% restantes – a serem distribuídos entre alimentação, educação, aluguel, transporte, e, lá no fim da lista, o lazer -, fica difícil decidir por e proporcionar saúde à nossa família, ou aos associados, ou aos empregados.

E isso fica mais difícil se no momento da decisão estamos bem de saúde. Mas, é aí que devemos pensar no assunto, pois estaremos mais frios na hora da escolha. Decidir por um plano na hora da doença é quase como ir ao supermercado com fome. Acabamos voltando com o carrinho cheio de guloseimas, e sem nada nutritivo.

Avalie os valores de planos de saúde

 

Mas como pesar os valores de planos de saúde? Sim, porque não são baratos. Entretanto, temos outros motivos para levar em conta.

 

Primeiramente devemos colocar na balança quatro pontos: a necessidade, ou que tipo de cobertura vai atender o que procuramos; a negociação, que é uma situação aberta a todos e que não deve ser esquecida na hora de contratar um plano; a informação, porque com tantos meios de comunicação, poderemos criar nosso próprio rol de empresas bem “cotadas”.

A comparação também é fundamental. Existem muitas operadoras, ou corretores, que para cumprir suas metas de venda prometem verdadeiros absurdos, que quase sempre ficam fora do contrato, e quando você precisa, não tem.

Por isso, depois de fazer uma análise minuciosa do contrato, peça para serem incluídas no documento, todas as promessas que você recebeu. Este é um fator que pesa muito nos valores de planos de saúde.

Os reajustes de valores de planos de saúde

 

Os reajustes abusivos dos valores de planos de saúde também devem ser tratados com cuidado, especialmente entre os idosos. Fique atento aos detalhes especificados no contrato.

Conheça o que diz o Estatuto do Idoso a respeito e leia também a legislação da adequação dos planos, em vigor desde 1999, por meio da Lei Federal 9.656, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde.

Outro item que deve ser calculado com cautela no valores de planos de saúde é o da co-participação. Será que vale a pena pagar mais barato na mensalidade e correr o risco de ter que gastar dobrado no final do mês?

Calcule com cuidado, faça estimativas, suposições. Assim como o plano de saúde é um investimento, também é uma maneira de poupar, mas para isso, deve ser vem analisado por quem está disposto a fazer esta adesão.

Esteja atento aos preços e faça simulações antes de aderir aos planos. Existem sites que fazem este tipo de procedimento 24h por dia. Analise com frieza, conheça bem o que você está adquirindo e você não vai precisar depois investir tempo e gastar dinheiro para resolver questões que poderiam ter sido determinadas antes da assinatura do contrato.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!