Zen

Verão: aprenda como cuidar do corpo nos dias de muito calor

Por Redação Doutíssima 04/02/2015

Em dias de muito calor, algo comum no verão brasileiro, onde as temperaturas passam dos 35ºC, é cuidar do organismo. Desidratação, insolação e dor de cabeça são consequências graves, que podem alterar o metabolismo da pessoa.

muito calor

Dias quentes exigem cuidados essenciais para o seu corpo permanecer hidratado. Foto: iStock, Getty Images

Todas podem ser evitadas se tomados os devidos cuidados. Beber água, usar protetor solar, vestir roupas adequadas e consumir alimentos leves são algumas atitudes necessárias para curtir o verão com segurança.

 

Dias de muito calor e umidade relativa do ar 

 

Não é raro a umidade relativa do ar atingir, em várias cidades brasileiras, níveis de deserto, ou seja, menor do que 30%. Em dias de muito calor, as regiões Centro-Oeste e  Sudeste sofrem, frequentemente, com índices menores do que 20%, o que significa sinal de alerta, segundo classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Quando o ar fica muito seco, problemas respiratórios são agravados e o grupo de risco se concentra em crianças e idosos. Nesses dias, é preciso beber mais de três litros de água. Isotônico e sucos de frutas também contribuem. Evite chás, pois, principalmente os que têm cafeína, ajudam na desidratação.

 

Veja 4 dicas para enfrentar os dias de muito calor

 

1. Mantenha-se hidratado

 

Manter o corpo hidratado é vital, pois, em dias de muito calor, suamos mais. Isso acontece porque o corpo precisa regular a temperatura, assim libera água.

 

Por isso é importante repor esse líquido importantíssimo para a saúde. O ideal é beber, ao menos, dois litros e meio de água por dia. Você pode beber, ainda, isotônico e sucos de fruta, como de laranja, melão e mamão.

 

Quando você sente sede, significa que seu organismo já está ficando desidratado. Mantenha por perto uma garrafinha com água e beba ao longo do dia.

 

2. Use filtro solar

 

O protetor solar é item obrigatório o ano todo. Em dias de muito calor é produto indispensável, não apenas para o rosto, mas para o corpo inteiro.

 

No corpo, principalmente braços, pernas e colo, você pode usar um fator de proteção entre 15 e 30 FPS. Já no rosto, a proteção deve ser acima de 30 FPS sempre! O sol agride a pele, deixa manchas, incentiva as rugas e, o mais grave, provoca câncer de pele. Proteção é tudo!

 

3. Alimente-se bem

 

Quando está muito calor, nem sempre queremos comer, não é mesmo?! Mas ficar sem se alimentar é algo muito errado.

 

Procure consumir alimentos leves, como frutas e verduras. Fontes de potássio e mineral, elas ajudam a repor esses nutrientes perdidos com o suor. Na hora do almoço, não exagere nas gorduras, bem como nos carboidratos.

 

4. Durma bem

 

Dormir é um dos principais martírios durante os dias quentes. Por isso, durma em lugares bem arejados, use repelente e roupas leves.

 

Quem tem ar condicionado vai precisar de uma cobertinha para quando esfriar na madrugada. Já quem tem apenas ventilador, pode melhorar a qualidade da ventilação colocando uma bacia com gelo em frente à saída do vento.  

 

O ambiente fica mais geladinho e ainda evita o ressecamento do ar do quarto. É uma maneira eficiente de umidificar o ar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!