Planos de Saúde > Saúde

Como escolher o melhor plano de saúde em Curitiba

Por Redação Doutíssima 05/02/2015

Curitiba perde apenas para Vitória, no Espírito Santo, em termos de saúde pública no Brasil. Isso significa que a capital paranaense é a segunda melhor cidade brasileira em atendimento SUS. Ainda assim, há procura por plano de saúde em Curitiba.

plano de saúde em curitiba

Cidade é a segunda melhor em atendimento público na saúde. Foto: iStock, Getty Images

Mesmo muito bem colocada neste ranking, a cidade, de 1,7 milhão de habitantes ainda tem muitas reclamações com foco, especialmente, no atendimento de urgência e emergência.

Desde abril de 2011, a rede municipal de saúde de Curitiba adotou o Sistema Manchester de Classificação de Risco na Urgência e Emergência, que estabelece, por meio de cores, a prioridade dos atendimentos (azul é utilizada para os casos menos graves e a vermelha para os de extrema urgência).

O problema é que dependendo da cor que for determinada para um paciente, mais ou menos tempo ele vai ficar na espera. Mas então, se mesmo na segunda cidade do Brasil com melhor sistema público de saúde existem problemas, o jeito pode ser apelar para a segurança de um plano de saúde em Curitiba.

Dicas de plano de saúde em Curitiba

 

Se você decidiu por um, vamos dar algumas dicas sobre a contratação destes convênios. Tenha em mente que tipo de plano é mais adequado à sua necessidade.

Se ele será individual, ou se você vai contratar um plano para cobertura de toda a família, ou ainda se você vai aderir por intermédio de um sindicato ou associação, ou ainda se a adesão é um benefício da sua empresa.

Lembre-se que nos planos coletivos algumas regras são diferentes dos individuais ou familiares. Uma delas diz respeito aos reajustes, que tem teto máximo estabelecido pela Associação Nacional de Saúde Suplementar no caso dos individuais e familiares, ao contrário dos coletivos, que não tem este teto.

Pense nas necessidades dos que serão usuários do plano de saúde em Curitiba. Quantos são, suas condições de saúde, que tipo de atendimento podem precisar, se viajam muito ou não e, principalmente e de forma determinante, que idade têm estes beneficiários, além é claro, de quanto em recursos você tem disponível para gastar mensalmente em um plano.

Depois desta avaliação você vai escolher a modalidade mais adequada à sua necessidade. Ela pode ser ambulatorial (que permite consultas, inclusive pré-natal, exames e cirurgias sem internação); hospitalar (internação);odontológico; ambulatorial + hospitalar, com ou sem serviços de odontologia e obstetrícia (pré-natal, parto e pós-parto) ou plano referência.

Pesquise planos de saúde em Curitiba na ANS

 

Algumas operadoras possuem propostas de plano de saúde em Curitiba que incluem coberturas diferenciadas, principalmente para crianças e clientes da terceira idade. Definidos estes itens, que vão indicar a sua necessidade e o tipo de convênio que deseja fazer, avalie o desempenho das operadoras que oferecem plano de saúde em Curitiba.

Você pode fazer isso por meio das informações divulgadas pela ANS. No site da agência (www.ans.gov.br) – que todos os anos divulga o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) -, você pode acessar a lista das melhores operadoras.

E depois disso tudo, quando você for assinar o contrato do plano de saúde em Curitiba, pense que ele deve ser um documento minuciosamente estudado, para que nada escape de ter o registro.

Ele pode ser importante no momento de você cobrar da operadora algum serviço que muitas vezes se promete na hora de vender o plano, mas fica só na promessa, na hora de colocar em prática.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!