Planos de Saúde > Saúde

Como escolher o melhor plano de saúde em Recife

Por Redação Doutíssima 05/02/2015

Escolher um plano de saúde não é uma tarefa fácil. E optar pelo tipo e a modalidade do plano não é o mais complicado. Às vezes, as dúvidas ficam na questão de escolher a melhor operadora. Se você mora em Pernambuco e está pensando em aderir a um plano de saúde em Recife, vamos lhe dar algumas dicas.

plano de saúde em recife

Órgão fiscalizador, a ANS ajuda a encontrar o melhor plano com informações seguras. Foo: iStock, Getty Images

No site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no ícone Planos e Operadoras, você acessa às informações e avaliações das empresas que oferecem o serviço e pode realizar toda uma pesquisa para saber se o plano de saúde que pretende adquirir é realmente o melhor para você.

Pesquise plano de saúde em Recife

 

Você pode pesquisar no site da ANS a partir das dicas que passamos a seguir. Peça à empresa da qual você vai comprar um plano de saúde em Recife, o número de registro da operadora e do plano na ANS (www.ans.gov.br).

 

Com estes dados em mãos, você vai conhecer o desempenho da operadora. Comece por verificar se a operadora da qual você pretende comprar o plano tem registro ativo da ANS. Este órgão regula a atuação das operadoras de planos de saúde em todo o Brasil e estar devidamente registrada é fundamental.

Todos os anos, a ANS divulga no site o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), calculado a partir de indicadores definidos que o órgão mesmo define. Avaliando estes dados, você tem acesso a números que podem lhe apontar qual o melhor plano de saúde em Recife.

Estes indicadores são agregados nas dimensões de 40% para Atenção à Saúde, 20% para Econômico-financeira, 20% para Estrutura e Operação e 20% para Satisfação do Beneficiário.

O índice varia de 0 a 1 (muito ruim zero a 0,19; ruim 0,20 a 0,39; regular 0,40 a 0,59; bom 0,60 a 0,79; e muito bom 0,80 a 1,00), e cada operadora recebe uma nota que vai enquadrá-la em uma faixa de avaliação, que é anual e retroativa.

Em 2014 o IDSS foi divulgado em novembro e é referente à 2013. Mas por aí já se pode ter uma ideia de quais são as melhores operadoras da cidade.  A ANS também disponibiliza informações que permitam ao consumidor tomar as melhores decisões para escolha de seu plano de saúde.

Neste painel podem ser visualizados, juntamente com o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), o percentual de beneficiários atendidos por prestadores acreditados, o índice de adimplência com o Ressarcimento ao SUS, o índice de conformidade regulatória e o percentual de oferta de planos individuais e coletivos por operadora.

Consulta ao plano de saúde em Recife

 

Outra opção que pode lhe auxiliar na escolha do melhor plano de saúde em Recife, é a consulta ao Índice de Reclamações, também disponibilizado pela ANS. Ele é calculado a partir do total de reclamações que a Agência recebe dos consumidores de planos de saúde.

Se você continua com dúvidas sobre qual seria o melhor plano de saúde em Recife, pode buscar diretamente o núcleo da ANS em Recife. Fica na Av. Lins Pettit, nº 100, 9º andar – Empresarial Pedro Stamford – Bairro Ilha do Leite. Atende Alagoas, Paraíba e Pernambuco.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!