Planos de Saúde > Saúde

Como funcionam os planos de saúde nacional

Por Redação Doutíssima 05/02/2015

Cada vez mais as pessoas buscam o autoconhecimento e, para isso, decidem que precisam sair e desbravar. Viajar é sempre uma boa opção, se conhece gente nova, novos costumes, etc. Porém há uma questão que deve ser levada em consideração. Os cuidados com a saúde, que devem ser mantidos em todos os lugares. Se você adora conhecer o seu país ou se seu trabalho exige, entenda como funcionam os planos de saúde nacional e faça o seu.

planos de saude nacional

Segurança e tranquilidade ao viajar são garantidas com um plano que abrange o País. Foto: iStock, Getty Images

Planos de saúde nacional: conheça cada aspecto

1. Abrangência

A principal vantagem de se contratar uma das opções de planos de saúde nacional é a sua abrangência. Enquanto convênios médicos municipais e estaduais oferecem seus serviços de atendimento médico em uma pequena região, o plano nacional cobre todo o País, de norte a sul, esteja o viajante a negócios ou a lazer.

2. Pacotes

Quando for contratar um dos planos de saúde nacional disponíveis em todo o País, você também precisará tomar outras decisões. Uma delas é o tipo de plano que mais supre as suas necessidades.

No plano de saúde individual você é o único beneficiário. No pacote familiar você pode beneficiar parentes até a 3ª geração e o empresarial beneficia todos os funcionários ligados a empresa e seus dependentes, mediante pagamento de taxa.

 

3. Reajustes

Os reajustes anuais dos planos de saúde nacional de caráter individual ou familiar são definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Na hora de definir o montante, a Agência leva em consideração a média do reajuste aplicado pelas operadoras aos planos coletivos que possuem mais de 30 beneficiários.

Isso porque o reajuste anual dos planos de saúde empresariais não são definidos pela ANS. Esse valor é definido pelo a operadora e o contratante do serviço nos termos do contrato. Porém o mesmo deve ser enviado a ANS 30 dias antes de sua aplicação.

Esse plano também pode ser reajustado mediante mudança de faixa etária. O reajuste só passa a valer depois do aniversário do contrato naquele ano. Contratos de plano individual assinados antes do dia 1º de janeiro de 1999 também são reajustados segundo contrato.

4. Serviços

Também é preciso saber os serviços que você precisa antes de contratar um dos planos de saúde nacional. Uma gestante, por exemplo, deve pensar em contratar um plano de saúde nacional que tenha cobertura obstétrica, para que ela e seu bebê fiquem seguros em qualquer lugar do território nacional.

Fatores como uma doença congênita ou uma condição de saúde permanente devem ser levados em consideração.

 

Atenção!

 

Uma boa opção para você que, além de viajar em terras tupiniquins, tem o mundo como casa, é encontrar uma operadora que faça o plano de saúde nacional e o internacional. Desse modo você terá ao seu alcance atendimento médico especializado onde quer que vá.

Também estará protegido contra as doenças e perigos típicos de cada lugar. Alguns países, inclusive, exigem um plano de saúde para permitir a entrada de estrangeiros.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!