Clínica Geral

Entenda a importância da busca pela cura do câncer

Por Redação Doutíssima 05/02/2015

Encontrar a cura do câncer é um dos grandes desafios da medicina. Responsável por quase 100 mil mortes por ano no Brasil, é o segundo de doenças que mais mata no país, ficando atrás, apenas, das cerebrovasculares, como o derrame.  

cura do cancer

É necessário fazer exames preventivos para detectar tumores em estágio inicial. Foto: iStock, Getty Images

Entre 2014 e 2015, 576 mil brasileiros devem ser diagnosticados com algum tipo de câncer, segundo estimativa do Ministério da Saúde. No dia 4 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial do Câncer,  data que serve para alertar a sociedade e médicos sobre a agressividade da doença e discutir sobre as conquistas na busca pela cura do câncer.

Cura do câncer: mama e próstata

O câncer de pele é a neoplasia que mais atinge os brasileiros, com cerca de 180 mil novos casos por ano. Mas é o câncer de mama e próstata que mais matam.

O medo e o descaso com a saúde estão entre os vilões destas doenças. As chances de cura do câncer de mama chegam a 95% e as do de próstata a 90%. Para isso, no entanto, é preciso que o tumor seja detectado precocemente. Daí, a importância da visita regular ao médico e a realização de exames preventivos.

Tratamentos oferecidos pelo SUS

Existe uma lei no Brasil que faz com que uma pessoa tenha acesso ao tratamento contra o câncer em até 60 dias após o diagnóstico. Nos grandes centros, esta lei é cumprida com mais facilidade, mas cidades do interior enfrentam dificuldades.

Em todo o país, há 277 hospitais habilitados em oncologia. A lei tenta garantir a cura do câncer da maneira mais efetiva: combatendo o tumor no início.

A busca pela cura do câncer passa por etapas importantes como detecção do tumor, quimioterapia, radioterapia, além de ser necessária a intervenção de uma equipe multidisciplinar, com psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas. Todo o tratamento pode ser conseguido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Cura do câncer passa pela prevenção

A ciência já sabe que entre 80% e 90% dos casos de cânceres estão relacionados com fatores ambientais. O que deixa claro que manter hábitos saudáveis é a melhor maneira de ficar longe de uma neoplasia. Veja 5 dicas de hábitos que você deve ter para evitar o surgimento de um tumor.

 

1. Não fume

O tabaco é considerado um dos inimigos, além de ser um dos fatores de risco, o cigarro também é um empecilho no tratamento, pois muitos pacientes não conseguem abandonar o vício.

Ao fumar, mais de 4.700 substâncias tóxicas são liberadas e inaladas pelo fumante. Parte delas têm grande potencial cancerígeno.

2. Mantenha uma alimentação saudável

Uma alimentação balanceada, com muita fruta, verdura, pouco açúcar e óleo, é fundamental para prevenir qualquer tipo de câncer.

 

3. Faça atividade física regular

A indicação do Ministério da Saúde é a prática diária de, ao menos, 30 minutos de exercícios. Pode ser musculação, natação, pilates ou mesmo uma simples caminhada.

 

4. Faça exames preventivos

O câncer de próstata e o de mama contam com exames preventivos. Na verdade, eles são capazes de detectar a doença precocemente, o que dá mais chances,ao paciente, da cura.

Tanto a Prova do Antígeno Prostático (PSA) quanto o Papanicolau devem ser feitos com frequência. As mulheres devem fazer, ainda, a mamografia e o autoexame.

 

5. Use preservativo

 

A camisinha é uma aliada na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV, que está associado diretamente ao câncer de colo de útero, pênis, ânus, orofaringe e boca.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!