Receitas

Low carb: veja 2 receitas de lanches com pouco carboidrato

Por Redação Doutíssima 05/02/2015

A dieta low carb propõe a redução da ingestão de alimentos ricos em carboidratos, como massas, pães, arroz e batata. É estimulado, ainda, o consumo de carboidratos de baixo teor glicêmico, ou seja, os que o açúcar tem a absorção mais lenta pelo organismo.

low carb

Receitas práticas com poucos carboidratos ajudam a manter a saúde corporal . Foto: iStock, Getty Images

Com o consumo de carboidratos glicêmicos, o corpo tem menos picos de glicose. Assim, queima gorduras com mais facilidade. São exemplos desses alimentos a batata doce e o arroz integral.

 

Alimentos ricos em fibras, especialmente os integrais, também formam o cardápio da dieta low carb. Carnes magras, frutas, vegetais, grãos e legumes são fundamentais para um regime saudável e eficiente.

 

Torta de frango low carb fácil de preparar

 

Esta é uma receita com baixo teor de carboidratos, mas com muitas fibras e proteínas com baixas calorias. A torta de frango low carb rende três porções, com apenas 265 calorias em cada uma. É fácil de fazer e pode ser o prato principal de seu jantar ou almoço.

Ingredientes:

2 xícaras de frango cozido e desfiado

1 xícara de cenoura picada

1 xícara de vagem picada

½ xícara de salsinha picada

1 couve flor

1 ovo

½ xícara de farelo de aveia

2 colheres de sopa de requeijão light

Sal e pimenta do reino a gosto

Óleo

 

Modo de Preparo:

Corte a couve em pedaços e a cozinhe, separadamente, até que fique mole. Depois, seque-a bem e coloque em um liquidificador junto com a aveia e a clara do ovo. Bata até que tudo fique totalmente dissolvido e misturado.

 

Em outro recipiente misture o frango, a cenoura, a salsinha e a vagem. Unte uma forma com o óleo e despeje uma camada da massa feita do liquidificador no fundo e nas laterais. Por cima, coloque metade do recheio de frango e, depois, faça uma camada de requeijão.

 

Coloque o restante do recheio e cubra com o que sobrou da massa. Com um pincel, espalhe a gema do ovo por cima da massa para dar cor. Leve ao forno por meia hora.

 

Receita de pizza low carb sem glúten

 

Não é porque você está de dieta que tem que abrir mão de pratos deliciosos. A pizza low carb, por exemplo, tem poucas calorias, é super leve, não tem glúten e pode ser consumida à noite.

 

Ingredientes:

1 brocólis inteiro

1 clara de ovo

Sal e pimenta do reino a gosto

 

Modo de Preparo:

Cozinhe o brócolis, até mesmo os talos, em pedaços. Depois, triture-o no liquidificador até que ele desmanche. Coloque o conteúdo do liquidificador em uma peneira e esprema até todo o líquido ser eliminado.

 

Espere o brócolis desmanchado esfriar. Em seguida, misture a clara. Despeje o conteúdo em uma forma redonda. Leve ao forno por 23 minutos ou até que a massa esteja seca.

 

Na pizza low carb, você pode usar como recheio um frango desfiado, refogado com cebola e molho de tomate. Para ficar mais cremosa, depois de colocar o molho sobre a massa, despeje requeijão light e aqueça tudo no forno.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!