Dica do Nutricionista

Perigo na prateleira: suco de caixinha é tão calórico quanto o refrigerante

Por Redação Doutíssima 05/02/2015

Por que o suco de caixinha é tão perigoso? O teor calórico do produto pode causar problemas de saúde como diabetes e obesidade. Para responder essa pergunta, primeiro é preciso entender a diferença entre suco, néctar e refrescos.

 

suco de caixinha

Sucos industrializados podem apresentar muito açúcar e poucos nutrientes. Foto: iStock, Getty Images

 

Características do suco de caixinha

 

A principal diferença entre esses produtos está no teor de polpa de fruta que compõe cada um deles. O suco integral, por exemplo, tem que apresentar 100% de bebida extraída a partir do processamento da fruta, sem nenhum tipo de corante ou açúcar adicionado.

O néctar, diferentemente do suco integral, pode ter adicionado ao produto aditivos químicos, açúcar e água, desde que o teor mínimo de suco de fruta não seja menor que 30% e não ultrapasse 50%.

O refresco é o produto que tem o menor teor de polpa de fruta, que varia de 5% a 20% de acordo com a fruta. O refrigerante apresenta apenas 10% de teor de suco de fruta.

O perigo do suco de caixinha

 

Não se recomenda que o suco de caixinha seja consumido de forma liberada, já que três copos desse suco têm 300 calorias, sendo equivalente ao consumo do refrigerante. Por mais que o suco seja altamente calórico, isso não significa que apresente mais nutrientes.

Muitas pessoas, de maneira equivocada, substituem o consumo de água por suco industrializado e, por isso, podem desenvolver algum tipo de deficiência de nutrientes.

Por ser mais barato, o néctar é consumido pela população como suco de caixinha. Mesmo que os fabricantes não sejam obrigados a informar a porcentagem que o produto apresenta de suco natural de fruta, o Ministério da Agricultura estipulou, nesse caso, que o mínimo permitido é de 30%.

Segundo pesquisas, muitos néctares apresentam teor de açúcar maior do que o permitido e menos suco de fruta do que é exigido. Por isso, é importante ficar atento a quantidade de açúcar, pois a fruta tem entre seus principais carboidratos a frutose, que é altamente glicêmica.

Assim, a frutose em excesso é tão prejudicial para saúde quanto o açúcar utilizado pela indústria.

Você sabia que um copo de 200 ml de néctar contém 23g de açúcar? O consumo elevado de açúcar, além de levar a problemas cardíacos e obesidade, também pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Diabetes tipo 2 torna o organismo resistente ao hormônio insulina, que é produzido pelo pâncreas. A insulina é responsável pela entrada de açúcar na célula.

Muitas propagandas desses produtos tentam convencer o consumidor que o suco de caixinha é até melhor do que a fruta. Esses produtos, em muitos casos, apresentam mais açúcar que o refrigerante. Um copo de 200ml de refrigerante contem 20g de açúcar. Entretanto, a bebida gaseificada apresenta apenas 10% de suco de fruta.

As crianças não devem consumir bebidas como néctar, porque a indústria adiciona adoçantes e seus efeitos a médio e longo prazo são desconhecidos.

Com isso, o suco de caixinha mais indicado para consumo é o integral, pois não recebe aditivos químicos e açúcar. Essa bebida ainda conserva melhor os nutrientes da fruta.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!