Planos de Saúde > Saúde

Como escolher o melhor plano de saúde no Rio de Janeiro

Por Redação Doutíssima 06/02/2015

Escolher um plano de saúde nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente se você estiver em uma cidade que não para nunca, é conhecida tanto pelas belezas naturais quanto pelos agitos noturnos, como o Rio de Janeiro. Você deve se cuidar e escolher um plano de saúde no Rio de Janeiro (RJ), selecionando muito bem suas prioridades.

plano de saude no rio de janeiro

O Rio de Janeiro oferece opções bem variadas em saúde. Foto: iStock, Getty Images

Ocorre, porém, que essa escolha talvez não seja das mais fáceis. É que escolher um bom plano de saúde envolve uma série de variáveis, sobre as quais é preciso ter um certo domínio para ter certeza de fazer a melhor opção. Caso você queira contratar o melhor plano de saúde no Rio de Janeiro, confira abaixo algumas das variáveis mais relevantes a serem consideradas.

Cobertura do plano de saúde no Rio de Janeiro

 

A cobertura é um item essencial para a escolha de qualquer plano de saúde – tão essencial que, segundo uma pesquisa realizada pelo PROCON/SP em 2013, revelou-se que 56% das reclamações dos usuários de planos de saúde naquela cidade diziam respeito à cobertura.

Caso você queira contratar um plano de saúde no Rio de Janeiro, a cobertura é um item bem importante, sobretudo considerando o tamanho e a magnitude da cidade.

Além disso, sabendo-se que muitos executivos vivem no Rio de Janeiro mas estão constantemente viajando a outros locais, é interessante saber se há a possibilidade de contratar um convênio médico cuja abrangência seja nacional.

Reembolso

 

O reembolso de consultas médicas significa que, se você por alguma eventualidade consultar com algum médico ou usar algum serviço que não esteja credenciado na rede da operadora que você contratou, ela terá o dever de reembolsar esse gasto.

Observe, porém, que essa opção deve estar prevista no contrato, e nem sempre cobre o gasto integral, havendo um teto estabelecido no instrumento.

Quando se escolhe um plano de saúde no Rio de Janeiro, essa questão do reembolso pode ser particularmente relevante, já que se trata de uma cidade grande e com problemas de locomoção urbana – nem sempre você poderá chegar a um local conveniado no tempo necessário, principalmente quando se trata de atendimentos urgentes.

Modalidades de plano de saúde no Rio de Janeiro

 

O Rio de Janeiro é uma cidade turística e, por isso, o custo de vida nela não é dos mais baratos – muito pelo contrário. Essa condição, muitas vezes, influencia no custo do plano de saúde no Rio de Janeiro.

Busque, por isso, alternativas, como um plano de saúde empresarial caso sua empresa dele disponha, ou então um plano de saúde por adesão caso você seja filiado a uma entidade de classe que o ofereça.

Rankings e Indicadores

 

A internet, principalmente o site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), www.ans.gov.br, está repleta de índices e indicadores sobre a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de saúde.

É sempre bom dar uma conferida nesses índices, já que eles podem alertar sobre determinados problemas – principalmente quando se trata de plano de saúde no Rio de Janeiro, cidade em que a oferta é bastante abundante.

Por exemplo, se você conferir em um levantamento que determinada empresa possui reclamações em grande número, especialmente ligadas à área que você deseja,  fique alerta e continue sua busca.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!