Planos de Saúde > Saúde

Conheça os diferentes tipos de convênios de saúde

Por Redação Doutíssima 06/02/2015

Muitas pessoas utilizam a rede privada e, para isso, buscam os vários tipos de convênios de saúde. Eles podem ter grandes diferenças além do preço e da cobertura, já que podem ser vistas disparidades entre a forma de ingressar nestes planos assim como as regras.

tipos de convenios

Mercado oferece planos para atender até toda a família, pesquise. Foto: iStock, Getty Images

Mas, como em qualquer tipo de contratação de um plano de saúde, é necessário optar por uma operadora conceituada e com bom índice de aceitação no mercado. Por isso, é preciso se proteger. Se você quer conhecer os diferentes tipos de convênios de saúde, veja quais eles são e quais os seus benefícios.

Convênios de saúde individuais

 

Os tipos de convênios de saúde individuais são todas as modalidades de planos oferecidos a pessoa física. Ou seja, o contrato é feito diretamente entre o consumidor e a operadora de plano de saúde.

Com isso, é possível optar por diversas modalidades de acordo com as suas necessidades e de acordo com o seu orçamento. Os planos individuais costumam ter um preço mais elevado que outras modalidades, já que incluem muito mais benefícios para o consumidor.

É possível optar por uma cobertura total, parcial ou com co-participação, quando a operadora paga apenas uma parte dos gastos. É possível adicionar familiares a este plano, com valores atrativos.

Este é um dos tipos de convênios médicos que tem o seu valor a ser pago definido pela idade do contratante. Os planos de saúde individuais podem ter apenas reajustes definidos pela ANS, diferentes de outras modalidades que seguem outras regras.

Convênios de saúde empresarial

 

Muitas empresas oferecem estes tipos de convênios como benefícios aos seus empregados. Este tipo de plano de saúde se refere a uma empresa que contrata um plano de saúde e oferece este plano aos seus funcionários. Com isso, é possível ter ou não a participação financeira do empregado.

Esta categoria de plano de saúde tem um valor menos elevado do que os planos individuais e, em contrapartida, também possuem cobertura de serviços mais limitada. Mas é claro que isso depende do contrato feito entre empresa e a operadora de plano de saúde.

Este tipo de plano pode sofrer alterações em sua taxa mensal não definida pela ANS, por isso, é possível ter mais do que um reajuste anual.

O preço a ser pago não é definido por faixa etária e sim segundo o contrato feito entre empresa e operadora. É possível adicionar familiares ao plano, desde que isto esteja previsto no contrato, e com o pagamento de taxas extras.

Convênios de saúde por adesão

 

Outro dos tipos de convênios médicos que muita gente não conhece se dá por adesão. Ou seja, se você é um profissional vinculado com uma associação ou sindicado de classe que possui um contrato de plano de saúde, pode fazer um convenio médico por adesão.

O contrato é feito entre a operadora e a associação ou sindicato e você apenas paga uma taxa ficada por este contrato e pode usufruir deste benefício.

Assim como o plano empresarial, os tipos de convênios por adesão podem ser de valores menos elevados do que os contratos individuais, mas também podem ser mais limitados, não atendendo a todas as suas necessidades.

É possível incluir alguns familiares neste plano, mas o grau de parentesco estará definido no contrato do plano e com o pagamento de taxas por cada membro da família incluso.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!