Receitas

Leve e nutritivo: aprenda a fazer o sanduíche natural de atum

Por Redação Doutíssima 06/02/2015

O sanduíche natural de atum é ideal para comer à noite, já que é uma refeição leve e não vai te fazer perder o sono. Ele pode substituir os populares sanduíches naturais de frango e peito de peru, e continuar deixando sua refeição saborosa e nutritiva.

Sanduíche natural com recheio de atum é opção para variar os lanches leves. Foto: iStock, Getty Images

Sanduíche natural com recheio de atum é opção para variar os lanches leves. Foto: iStock, Getty Images

Ingredientes:

Pão de forma

1 lata de atum

1 lata de creme de leite

1 pé de alface

Tomate picado

Cenoura ralada.

 

Modo de Preparo:

Em uma bacia, misture o creme de leite, a maionese e o atum até formar uma pasta. Passe uma camada da pasta em uma fatia de pão. Por cima, coloque a cenoura ralada, o tomate e a alface na quantidade que desejar. Para finalizar, coloque mais um pouco da pasta e outra fatia de pão em cima de tudo.

 

Com esta quantidade de ingredientes você irá fazer em torno de 10 unidades de sanduíche natural de atum em menos de 15 minutos. O mais saudável é consumir o recheio fresco, ou seja, no mesmo dia em que foi preparado. Caso sobre, guarde na geladeira por no máximo dois dias.

Os benefícios do sanduíche natural atum para a saúde

 

Além de saboroso, o sanduíche natural de atum traz muitos benefícios para a saúde do ser humano. O atum, principal ingrediente, possui propriedades benéficas como o ômega 3, minerais, vitaminas do complexo B, magnésio e proteínas.

Entre as doenças que ele ajuda a combater estão as cardiovasculares, já que o ômega 3 controla a pressão arterial, diminui os níveis de colesterol ruim (HDL) e aumenta o bom (LDL). Essa substância também provoca a queda do número de triglicerídeos e evita a aterosclerose.

A longo prazo, o consumo de atum previne a síndrome do olho seco e a cegueira após os 50 anos de idade. Ele é eficaz também no combate a todos os tipos de câncer no aparelho digestivo, como no pâncreas, laringe, boca, estômago e cólon.

Outro ingrediente do sanduíche natural de atum, a alface tem uma importante função desintoxicante, principalmente do fígado. Além disso, o talo da alface é composto por substâncias calmantes que inibem até mesmo a insônia.

Por sua vez, a cenoura tem propriedades que estimulam o bronzeado e previnem doenças do coração. Enquanto isso, o tomate é antioxidante e protege a pele do envelhecimento precoce.

O sanduíche natural de atum na dieta

Se preparado com os ingredientes corretos, o sanduíche natural de atum pode ajudar você a perder os quilos a mais. Por si só, o atum já é um peixe com baixo teor calórico, que nutre e sustenta o organismo.

Uma porção de 100 gramas de atum fresco, por exemplo, tem em média 106 calorias. Já a mesma quantia de atum enlatado com óleo tem em torno de 230 calorias.

Portanto, a melhor maneira de você fazer um sanduíche natural de atum pouco calórico é usando o peixe fresco, pão integral e ingredientes como alface, tomate e cenoura. Dispense molhos como mostarda, maionese e catchup que não sejam lights.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!