Receitas

Sanduíche de forno: saiba como preparar essa delícia

Por Redação Doutíssima 06/02/2015

O sanduíche de forno é uma opção saborosa de lanche rápido, fácil e prático de preparar. Ele pode ser servido em lanches da tarde, café da manhã ou, até mesmo, no jantar. Os sabores variam de acordo com a preferência de cada pessoa.

sanduiche de forno

Preparar sanduíches saudáveis no forno é uma ótima opção para variar os lanches. Foto: iStock, Getty Images

Sanduíche de forno cremoso

 

Confira, a seguir, uma receita de sanduíche de forno cremoso, que demora apenas 15 minutos para ficar pronta e rende até seis porções.

Ingredientes:

1 pacote de pão de forma

200 gramas de presunto

200 gramas de mussarela

1 embalagem de molho de tomate

2 colheres (sopa) de maionese

2 copos de leite

2 colheres (sopa) de creme de cebola

Orégano a gosto.

 

Modo de Preparo:

Feche o fundo de uma forma retangular com fatias de pão de forma e, por cima, passe uma camada fina de maionese. Coloque a mussarela e o presunto e, em seguida, faça mais uma camada de pão.

Misture o leite e a cebola, como se fosse um mingau, e despeje por cima do pão. Para enfeitar e deixar mais saboroso, use rodelas de tomate ou azeitonas. Coloque no forno e retire somente quando ficar dourado.

Sanduíche de forno light

 

Para quem está de dieta, o sanduíche de forno também pode ser uma opção para variar o cardápio. Opte por fazê-lo com ingredientes de baixas calorias, coloridos e que tenham todos os nutrientes e minerais que o seu corpo precisa para funcionar perfeitamente.

A receita a seguir demora em torno de meia hora para ficar pronta e tem um pouco mais de 270 calorias por porção. O rendimento total é de três porções.

Ingredientes:

3 pães baguetes integrais pequenos;

12 unidades de tomates-cerejas cortados pela metade;

100 gramas de peito de peru em pedaços pequenos;

1 colher (sopa) de erva-doce

2 colheres (sopa) de alho picado

½ cebola

2 colheres (sopa) de palmito

2 colheres (sopa) de rúcula

Ervas finas a gosto

1 colher (sopa) de requeijão light

Sal e pimenta a gosto

1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

Misture o frango com os vegetais, em uma bacia, e tempere com as ervas. Posteriormente, junte o requeijão, o sal e a pimenta. Mexa bem.

Para montar o seu sanduíche de forno light, corte os pães integrais, no sentido do comprimento, e retire os miolos. Preencha com o recheio, feche e coloque o queijo parmesão por cima. Asse os sanduíches por 20 minutos em temperatura média. Sirva morno.

 

Vantagens dos sanduíches preparados no forno

 

O sanduíche de forno se torna uma ótima opção de lanche para o seu dia, principalmente, porque substitui as frituras das refeições, como os pastéis. Quanto mais ingredientes naturais seu recheio tiver, mais saudável ele acaba se tornando.

Quando o sanduíche é preparado com pão integral e sem adição de ingredientes gordurosos, como a maionese, ele se torna um ótimo aliado da dieta. Alimentos como o frango, peito de peru, alface, tomate e cenoura são os mais indicados para esse caso, já que ajudam a acelerar o metabolismo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!