Esporte

Veja 12 razões para praticar a capoeira para mulheres

Por Redação Doutíssima 06/02/2015

No final de 2014, a capoeira foi declarada um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas. Só que, além de ser considerada uma das maiores divulgadoras do Brasil no exterior, a prática da capoeira para mulheres pode ser considerada uma aliada da busca pela saúde corporal.

 

capoeira para mulheres

A capoeira ajuda a queimar calorias, a ganhar força corporal e a desestressar. Foto: iStock, Getty Images

 

Capoeira para mulheres e a saúde

A prática cultural afro-brasileira que mescla dança, artes marciais e musicalidade é uma grande aliada para emagrecer, perder gordura, acelerar o metabolismo, aumentar a autoestima e a agilidade e ainda afastar o estresse. Assim, a atividade é uma boa alternativa para as mulheres que desejam entrar em forma.

A capoeira para mulheres queima calorias de forma intensa. Em apenas uma hora de atividade, são aproximadamente 670 calorias perdidas. Esta junção ainda estimula a agilidade e atenção em uma aula com diferentes tipos de aquecimento. Além disso, a capoeira deixa o corpo mais forte e flexível.

Dicas para a prática de capoeira para mulheres

Conheça, abaixo, as 12 principais razões e vantagens para você começar a praticar a capoeira.

 

1. Abrange todos os públicos e faixas etárias

Pessoas de qualquer idade podem praticar capoeira.

 

2. Libera o estresse

Assim como a maioria dos esportes, a capoeira para mulheres serve de válvula de escape para quem busca melhoria na qualidade de vida, sendo uma maneira de liberar o estresse de forma lúdica e saudável

 

3. Trabalha todo o corpo

A capoeira é uma das atividades mais completas, por trabalhar, em sua prática, todos os segmentos corporais e diversas posições.

 

4. Melhora o condicionamento cardiovascular e musculoesquelético

A capoeira para mulheres é classificada como uma atividade física anaeróbica e, predominantemente, funcional por estimular o condicionamento cardiovascular e musculoesquelético utilizando o peso do próprio corpo.

 

5. Promove maior flexibilidade

Os movimentos da capoeira, que se assemelham aos movimentos promovidos pela ioga, exigem e desenvolvem a flexibilidade do corpo.

 

6. Instiga maior coordenação

Os movimentos da capoeira são guiados pela dança e pela música, o que possibilita que o corpo fique mais coordenado.

 

7. Estimula a velocidade

Como os movimentos devem ser feitos com fluidez, a capoeira estimula a velocidade, fazendo com que o corpo fique mais ágil para responder de volta os movimentos de outras pessoas.

 

8. Gera autoconfiança

A capoeira para mulheres é uma forma diferente de se exercitar. Se aventurar com este tipo de atividade torna a pessoa mais confiante.

 

9. Define o corpo

A capoeira é considerada uma das melhores atividades para quem quer manter a forma.

 

10. Evidencia o valor da defesa

A filosofia da capoeira faz clara distinção entre defesa e ataque. Quem pratica esta atividade não é estimulado a atacar, mas a olhar e refletir. Se for necessário, saber agir de modo a cuidar da própria defesa, o que torna a atividade um excelente meio de aprendizado.

 

11. Amplia o conhecimento

Os adeptos da capoeira não só se exercitam, como também recebem importantes informações sobre a cultura popular, a origem da prática e as tradições celebradas em músicas e canções.

 

12. Ajuda a vencer a timidez

Por envolver dança, música e diferentes movimentos, a atividade não tem espaço para timidez.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!