Amor e Sexo

Fratura peniana: aprenda o que é e como prevenir

Por Redação Doutíssima 07/02/2015

Vocês estão na cama, se divertindo muito quando, de repente, uma barulho inesperado seguido de um grito de dor do seu paceiro e a perda imediata da ereção. Seu companheiro acaba de sofrer uma fratura peniana e precisa ser levado ao pronto-socorro imediatamente.

Essa situação não acontece com muita frequência, por isso pouco é falado sobre ela. Descubra o que é e como acontece essa fratura no pênis. Também aprenda como prevenir esse problema no seu amado.

 

fratura peniana

Cuidados básicos evitam esse problema que pode acabar com uma noite de sexo. Foto: iStock, Getty Images

 

O que é fratura peniana?

 

Comumente chamada de fratura peniana, devido ao ruído que se escuta na hora do acidente, essa condição na verdade é uma ruptura peniana, uma vez que o pênis não possui nenhum osso.

O que acontece é que a capa resistente que envolve os corpos cavernosos que formam a estrutura erétil do pênis se rasgam quando o órgão está em total ereção. Quando ereto, essa capa fica mais fina devido à distensão. É nesse momento que se ouve um estalo e o urro de dor.

Causas

 

A principal causa da fratura peniana registrada até hoje é o sexo com penetração vaginal no qual o pênis acaba saindo do interior da vagina e chocando-se contra o períneo, região entre a vulva e o ânus.

Essa situação é mais comum  de acontecer quando a mulher está por cima e tenta introduzir o pênis na vagina com um movimento muito bruto. Para evitar essa situação, o mais aconselhável é que o homem fique por cima, já que ele poderá controlar melhor seus movimentos. Ou que se redobre o cuidado!

A posição de quatro também deve ser executada com cuidado para que uma ruptura peniana não aconteça. A ruptura também pode acontecer quando o homem curva o pênis para baixo no momento em que está tentando desfazer uma ereção com as mãos. O melhor é evitar esse movimento.

Outra causa de fratura peniana é parada abrupta do ato sexual, ocasionada pela presença inesperada de alguém, por exemplo.

Tratamento da fratura peniana

 

Além da dor e da perda de ereção, esse acidente pode causar hematomas e possível deformação do pênis, dificuldade para urinar e/ou sangue na urina. Quando não há necessidade de procedimento cirúrgico, o tratamento é feito através da ingestão de antibióticos, anti-inflamatórios e compressas.

Na maioria dos casos de fratura peniana, uma pequena operação é feita para drenar o hematoma, controlar a hemorragia e reconstituir as rupturas dos corpos cavernosos e da uretra, caso seja necessário.

Em geral, o tratamento correto e imediato faz com que o pênis volte a funcionar normalmente. Mas quando esses cuidados são negligenciados, ou o paciente deixa de ir ao médico por vergonha, há o aumento da hemorragia e, consecutivamente, do hematoma. Então o pênis sofre deformações, abscessos e possível impotência sexual.


A recomendação médica é que o homem espere cerca de 30 dias depois do processo cirúrgico para retomar suas atividades sexuais, garantindo uma cicatrização adequada. Caso contrário, ao atingir uma ereção, o pênis poderá sofrer uma ruptura novamente, devido à grande pressão interna de sangue acumulado no órgão.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!