Pele

Psoríase tem cura? Descubra como enfrentar a doença

Por Redação Doutíssima 07/02/2015

A resposta para esta pergunta é não. Embora muitas pessoas pensem que a psoríase tem cura, ela não tem, existem apenas tratamentos que inibem um novo aparecimento das lesões. Há oito tipos de psoríases que vão de lesões graves a leves, porém nenhuma delas é contagiosa.

psoriase tem cura

Tratamento correto da psoríase é eficaz e ajuda a inibir novas lesões corporais. Foto: iStock, Getty Images

O que é a psoríase?

 

A psoríase é uma doença de pele que causa lesões avermelhadas e com descamação. Ela é mais comum em pessoas com idades entre 30 e 50 anos, mas a ocorrência fora desta faixa etária também é possível. Na maioria dos casos, a doença atinge as regiões dos joelhos, cotovelos e couro cabeludo.

 

Em 30% das ocorrências a doença é uma herança genética, de resto ela pode ser resultado de fatores como o estresse, problemas psicológicos, exposição ao frio, tabagismo, alcoolismo, infecções na garganta e na pele e o uso de medicamentos para bipolaridade, malária e pressão alta.

 

O sintoma da psoríase tem cura, ou melhor, tratamento. As consequências do problema são variadas, entre elas a pele extremamente seca com bastante incidência de sangramentos, unhas farelentas, manchas vermelhas na pele, alergias e irritabilidade na pele, inchaços e rigidez nas articulações.

 

Tratamentos ajudam a dizer que psoríase tem cura

 

A combinação do tratamento adequado, com a adoção de certos hábitos após cessar a medicação, é o que faz as pessoas pensarem que a psoríase tem cura.

 

Isso ocorre porque esse procedimento é eficiente e pode fazer com que a doença não se manifeste novamente.

 

Existem três tipos de tratamentos para pacientes que sofrem de psoríase: o tópico, o oral e o fototerápico. Em cerca de 80% dos casos, basta a aplicação de hidratantes específicos nas regiões afetadas para sanar o problema.

 

Medicamentos orais são indicados para os casos mais avançados. Geralmente, os remédios usados são os com presença de vitaminas A e D. No caso de feridas infeccionadas, talvez seja preciso o uso de antibióticos.

 

A fototerapia será indicada, por um médico, para pessoas que não se expõem ao sol ou que não podem fazê-lo por outros motivos.

 

Esse procedimento é realizado apenas em clinicas especializadas e consiste em pequenas e cuidadosas exposições a raios ultravioletas A e B.

 

Psoríase tem cura no tratamento eficaz

 

Se você foi diagnosticado recentemente com a doença e o seu médico lhe alertou de que ela é incurável, não se desespere.

 

Se fizer o tratamento corretamente e seguir alguns cuidados, você poderá dizer que a psoríase tem cura, porque ela não irá mais te incomodar.

 

Para tanto, tome os seguintes cuidados:

1. Bebidas

Evite tomar bebidas alcoólicas.

2. Hidratantes

Use diariamente hidratantes indicados pelo seu dermatologista.

3. Sol

Tome moderados banhos de sol todos os dias.

4. Água

 

Beba muita água.

5. Alimentação

Consuma alimentos com a presença de vitaminas A e D e outros que garantam a hidratação da pele.

 

6. Estresse

Procure evitar situações de estresse, já que esse é um dos fatores que desencadeiam o surgimento das lesões.

7. Dermatologista

Faça visitas periódicas ao dermatologista.

O mais importante é lembrar que a doença não é contagiosa. Se te perguntarem se você se curou, diga que sim, que a psoríase tem cura, pois o preconceito das pessoas pode atrapalhar a sua recuperação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!