Esporte

Street workout: saiba como praticar essa novidade esportiva

Por Redação Doutíssima 07/02/2015

Com a chegada do verão, todo mundo quer ir à praia exibir corpos cheios de músculos e tonificados. Só que, para isto acontecer, é preciso realizar exercícios físicos com perseverança e possuir uma boa alimentação. Uma opção benéfica para o corpo é o street workout.

street workout

Exercícios ao ar livre são alternativa para quem deseja variar e sair da rotina. Foto: iStock, Getty Images

Isso porque este esporte propicia um corpo bonito e saudável por meio de atividades animadas e cheias de desafios. Além de ser uma modalidade esportiva econômica para quem não quer gastar muito com o mundo fitness, ela oferece uma série de benefícios ao corpo.

Conheça o street workout

Também conhecido como “treino de rua”, o street workout se baseia na prática de atividades físicas ao ar livre, aproveitando ambientes disponíveis nas ruas, usando obstáculos e itens que podem ser utilizados como equipamentos de treino.

 

O esporte também faz uso dos equipamentos disponíveis em praças, sendo uma excelente opção para aqueles períodos em que as academias estão fechadas e para quem deseja sair da rotina, variando um pouco a prática de exercícios físicos.

 

Para iniciar o treino de street workout, que pode ser praticado por qualquer pessoa, é preciso escolher uma roupa confortável. O uso de calça legging ou shorts são boas opções para as mulheres. Para os homens, o indicado é o uso de bermudas de tactel ou material mais leve.

 

Devidamente trajado, é preciso preparar o corpo para a atividade. Isto porque, assim como qualquer outro exercício, é preciso aquecer o corpo antes de dar início à atividade física.

 

Aquecendo o corpo para o street workout

O ideal é começar a atividade com caminhada ou corrida de leve, até sentir que o corpo está totalmente aquecido. Só então devem ser iniciados os exercícios de alongamento.  

 

Para o street workout, é preciso alongar todas as partes do corpo, como pescoço, ombros, braços e pernas. Esta prática, que deve ser repetida sempre antes de iniciar o esporte, é extremamente importante para evitar lesões graves. Assim, esta etapa deve ser realizada com muita atenção e cuidado.

 

Com o corpo preparado, é hora de começar a rotina de exercícios, que pode ser feita individualmente ou em grupo, com exercícios e planos específicos ou alternados, com muita ou pouca intensidade.

 

O treino deve ser ajustado ao objetivo de cada pessoa, seja aumentar a força, velocidade, resistência ou flexibilidade.

 

A execução dos movimentos utiliza o peso corporal para a execução de puxadas na barra fixa, flexão de braços, dentre diversos outros exercícios explorados. O mais indicado, no início, é buscar um profissional da área para auxiliar na construção do treino e fazer com que ele possa ser mais eficaz.

 

Principais benefícios desse modalidade esportiva

Os benefícios e as vantagens para quem pratica esta modalidade esportiva são diversos. O street workout é ideal para definir os músculos do corpo e perder gorduras indesejáveis de maneira saudável.

 

Outra grande vantagem são os benefícios psicológicos. Por ser praticado na rua e, assim, sair da rotina, treinar ao ar livre ajuda a aliviar o estresse do cotidiano, melhorando ainda mais a qualidade de vida.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!