Sem categoria

Balada liberada? Saiba como aconselhar seu filho

Por Redação Doutíssima 08/02/2015

A chegada da adolescência traz uma série de mudanças na vida dos pais. Uma delas vem com o pedido para começar a frequentar a balada. O pedido, que, geralmente, ocasiona dúvidas nos pais sobre como agir nessa fase da vida deles, deve ser encarado como um passo natural para a evolução do jovem.

balada

O momento do pedido para sair à noite deve ser definido com diálogo e confiança. Foto: iStock, Getty Images

Momento de conversar com os filhos

 

É importante se questionar sobre qual a hora certa de permitir que seu filho, adolescente ou pré-adolescente saia para uma balada.

Apesar desse momento provocar uma surpresa nos pais, ele simboliza o período de transição. Ou seja, representa o descolamento da família para a inserção no meio social. Festas e outras saídas noturnas cumprem um papel fundamental de permitir a conquista de maior autonomia para os jovens.

Porém, para que essa transição ocorra tranquilamente até o surgimento do primeiro pedido, o caminho dentro de casa deve ter, como palavras de ordem, afeto, regras e diálogo.

Saber aconselhar o seu filho é fundamental nesta fase da vida, principalmente antes de deixá-lo sair para uma balada. Se desde a infância você e seu filho conversam bastante, é muito mais fácil.

É preciso ter uma relação franca para que a conversa sobre drogas, relações sexuais e outros assuntos não se torne uma imposição ou uma situação constrangedora. O ideal é falar sem formalidades.

Uma família que já mantém o diálogo aberto conseguirá conversar, com muito mais naturalidade, sobre o que ele sabe sobre álcool e drogas.

 

Quando liberar o filho adolescente para a balada

Não existe uma idade exata para o jovem querer sair à noite com os amigos. Cada família tem as suas características e define suas permissões, sendo que o mais indicado é dialogar com os filhos e chegar a acordos para determinar a idade em que eles poderão começar a sair sem os pais.

Permitir que o filho saia para uma balada é um processo longo, que  tem relação direta com o quanto você confia nele. Sinais do dia a dia demonstram se o adolescente está pronto ou não para sair à noite.

A responsabilidade por parte do filho é percebida quando o jovem estabelece uma conversa franca com o pais e mostra ser responsável pelas escolhas diárias que faz em casa e na escola ou com os amigos etc.

Estabelecendo regras para balada

 

Se a saída do jovem para a balada for permitida, é importante estabelecer algumas regras. Uma delas é combinar o horário da volta. Quanto mais jovem, mais cedo ele deve voltar para casa.

Além de ser uma medida de proteção, isso também propiciará que o jovem mostre sua responsabilidade ao voltar no horário determinado.

 

No entanto, é preciso estar preparado para eventuais problemas, como o adolescente retornar da saída fora do horário estabelecido ou bêbado. Diante disso, é preciso salientar a importância de respeitar os combinados.

Os pais não devem esquecer que têm o direito de interferir para orientar e proibir novas saídas, sempre que considerarem necessário. O resultado de uma boa orientação é a confiança mútua na vida, além da independência dos filhos e dos próprios pais na hora certa.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!