Amor e Sexo

Camisinha antialérgica: veja as vantagens

Por Redação Doutíssima 08/02/2015

Quando se trata de sexo seguro, nunca é demais lembrar do uso da camisinha. A novidade da vez é a camisinha antialérgica, que surge para atender as pessoas alérgicas ao látex, a borracha de que é feito o preservativo. Além do látex, outros materiais podem causar alergia, tais como os pigmentos (usados para dar cor), os aromatizantes (que dão sabor), os espermicidas e os lubrificantes.

 

camisinha antialergica

Alternativa para quem é alérgico à proteína do látex para garantir sexo tranquilo. Foto: iStock, Getty Images

 

A alergia é causada por uma proteína do látex usada na confecção dos preservativos e estas alergias ocorrem tanto em homens quanto em mulheres. Os sintomas incluem erupção cutânea, coceira, ressecamento e, às vezes, falta de ar, vergões, e eczema. A alergia ao látex também pode levar ao choque anafilático com risco à em casos mais graves.

Camisinha antialérgica é sexo seguro sempre

 

Por isso, é melhor não arriscar e buscar novas formas de proteção, como a camisinha antialérgica, e ter sexo seguro sempre. Isso é muito importante para se proteger de doenças sexualmente transmissíveis e também de uma gravidez indesejada. Veja como funciona a alergia ao látex e como a camisinha antialérgica é feita.

Mas não é somente no uso da camisinha que esta alergia se manifesta. Os profissionais da saúde são os mais atingidos, pois estão continuamente em contato com materiais confeccionados em látex como catéteres urinários e seringas.

E quem tem alergia ao látex, tem mais possibilidade de manifestar reações alérgicas a alimentos com proteínas semelhantes. Há a possibilidade de alergia a banana, abacate, castanhas, kiwi, e tomates.

Mas antes de se autodiagnosticar com este tipo de alergia, é preciso fazer alguns exames para comprovar se a causa destas reações no corpo são realmente causadas pela camisinha, já que muitas pessoas também podem ser alérgicas a lubrificantes e espermicidas.

Mas se você procurou ajuda médica e realmente descobriu que possui uma intolerância ao látex, é sempre uma boa ideia começar a usar uma camisinha antialérgica. Pois o mais importante é não abrir mão da proteção na hora da transa.

Como é constituída a camisinha antialérgica

 

A camisinha antialérgica é confeccionada de poliisopreno e, assim como a convencional, é destinada a evitar a gravidez, HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. O poliuretano é fino, forte e eficaz, além de conduzir melhor o calor do corpo e, de acordo com alguns relatos, é mais compatível com o prazer sexual do que o látex.

No entanto, os produtos de poliuretano têm taxas mais elevadas de ruptura do que os preservativos de látex e, portanto, pode não ser tão eficaz na prevenção da transmissão do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Os preservativos feitos de pele de carneiro também estão disponíveis, mas podem ser muito porosos para evitar a transmissão da doença. Por isso, especialistas indicam que o uso da camisinha antialérgica é mais seguro em casais monogâmicos, por causa da diminuição da proteção que oferecem contra doenças sexualmente transmissíveis.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!