Amor e Sexo

Como não se tornar uma namorada possessiva

Por Redação Doutíssima 08/02/2015

No início de um namoro, muitas vezes é difícil não se tornar uma namorada possessiva. Você quer estar o tempo todo com a pessoa, saber o que ela está fazendo, ficar de olho em suas redes sociais, conhecer seus amigos e, principalmente, as amigas.

Mas, em excesso, tudo isso pode levá-la a se tornar uma namorada possessiva e o que poderia ser um namoro tranquilo, acaba antes mesmo de engrenar.

 

namorada possessiva

Tudo em excesso prejudica, aprenda a contornar o ciúme e a desconfiança. Foto: iStock, Getty Images

 

Em um relacionamento, não pode existir um sentimento de posse sobre o outro, já que uma relação, na verdade, é compartilhar a vida do lado da outra pessoa. Se você não quer ser uma namorada possessiva é preciso mudar de atitude e evitar qualquer tipo de controle sobre o seu novo amor, já que isso só pode prejudicar um relacionamento.

Namorada possessiva: baixa autoestima

 

Há muitas razões pelas quais as pessoas podem se sentir possessivas, inclusive por problemas de confiança, ciúmes, ou baixa autoestima. Veja algumas dicas que podem ajudar a não ser uma namorada possessiva.

1. Esqueça o passado

Talvez você tenha sido enganada antes, mas este é um novo relacionamento. Não deixe que o passado arruine o seu novo relacionamento. Seu parceiro é uma pessoa diferente do seu ex, e merece um novo começo. Você vai se sentir melhor se você deixar o passado e viver o presente, já que não pode mudar qualquer coisa que já aconteceu.

2. Não seja arrogante

Quanto mais você se preocupar se o seu parceiro está sendo honesto, mais vai empurrá-lo para longe. Ninguém quer estar com uma pessoa que acumula seus medos e preocupações sobre o amor em seu parceiro. Confie que ele a ama, porque ele escolheu ter um relacionamento com você. Deixe-o sair sem você, e não dê sermão quando voltar para casa.

3. Viva a sua própria vida

Se você tem seu próprio trabalho, seus próprios passatempos, e sua própria vida social, então você vai ser uma pessoa mais interessante para o seu parceiro. É importante passar um tempo juntos, é claro, mas também é divertido estar separados e assim ter diferentes coisas para compartilhar e falar quando vocês estiverem juntos.

4. Tente não demonstrar ciúme

Ciúme não é apenas um assassino para um relacionamento, mas ele vai tornar a sua vida um verdadeiro inferno. Pare com essa atitude e pense em algo positivo, que seu parceiro está com você porque você é um uma pessoa cheia de qualidades. Você não precisa ficar com ciúmes de qualquer outra pessoa que ele conversar, falar sobre ou cumprimentar.

5. Conheça os seus amigos

Uma ótima maneira de não ser uma namorada possessiva é não ter ciúmes das pessoas que rodeiam o seu amor. Por isso, estar familiarizada com os círculos sociais um do outro é importante.

Se você sabe que seu parceiro está passando o tempo com um amigo conhecido, você sabe que não há razão para se preocupar. Uma vantagem adicional é que você pode gostar dos seus amigos e querer passar um tempo com eles também.

6. Encontre a raiz do problema

Por que você se sente uma namorada possessiva? Quer seja por medo de reviver um relacionamento passado, ou mesmo algo que aconteceu na infância, você precisa descobrir o que está causando este sentimento e levando-a a agir desta forma. Resolver os seus problemas internos vai fazer você se sentir melhor e vai ajudar os relacionamentos futuros.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!