Especialidades

Confira dicas para dormir no verão com conforto e saúde

Por Redação Doutíssima 08/02/2015

Dormir no verão em dias quentes e cumprir a meta de descansar oito horas por noite não é uma tarefa fácil. Devido ao incômodo das altas temperaturas e a transpiração em excesso, é comum as pessoas terem dificuldade para dormir e sofrerem com interrupções no sono.

dormir no verao

Deixar o quarto ventilado e escuro são alternativas para dormir melhor no calor. Foto: iStock, Getty Images

Problemas para dormir em dias quentes

Os dias longos aumentam o período de exposição à luz solar, o que prejudica a secreção de melatonina, hormônio que ajuda no processo de sonolência e é produzido apenas na escuridão. Grande parte das pessoas passa o dia inteiro com sono e cansada por não ter dormido bem na noite anterior.

Para dormir no verão, com conforto e saúde, é necessário ajudar o organismo a relaxar e a melhorar o bem-estar cotidiano. Isto pode ser feito com pequenas ações e cuidados. Uma delas é a ventilação adequada.

Deixar a janela aberta, ligar o ventilador ou acionar o ar-condicionado é fundamental para uma boa noite de sono. O ideal é que a temperatura no quarto esteja em um clima ameno para que a pessoa se sinta confortável ao se cobrir com um lençol.

Como nas noites quentes o corpo costuma transpirar mais do que o normal, é indicado o uso de tecidos que absorvam o suor, como o algodão e o linho, para lençóis, capas de travesseiros e pijamas.

Outra dica é tomar banho com água morna antes de colocar o pijama. Escurecer o quarto também é indicado para dormir no verão. Ele deve estar totalmente escuro, com as luzes apagadas e janelas fechadas.

A posição de dormir também influencia na qualidade do sono. Evite dormir de bruços, esta posição prejudica a respiração e causa problemas relacionados à postura e à coluna. A melhor posição é a de lado, com a cabeça reta e uma almofada entre as pernas. 

 

Hábitos saudáveis para dormir no verão

Devemos manter o corpo hidratado o ano inteiro. No verão, é ainda mais importante, pois o corpo precisa repor o líquido perdido com a transpiração. Estima-se que beber em torno de um litro e meio de água por dia é o suficiente.

Isto deve ser feito mais efetivamente durante a manhã e a tarde. Se a ingestão de água for feita em abundância à noite, pode prejudicar o sono.

Outra dica importante para dormir no verão de forma tranquila e revigorante é fazer refeições leves, de preferência até duas horas antes de se deitar.

 

Como o metabolismo durante a noite é mais lento e a posição horizontal desfavorece a digestão, o ideal é consumir frutas, iogurtes, alimentos integrais e carnes magras, como salmão e frango, sempre em pequenas porções.

 

Rotina ajuda a dormir no verão

A medida mais eficaz para conseguir dormir no verão com qualidade é criar uma rotina.  Estabelecer um horário para dormir e acordar ajuda o relógio biológico a entender quando é hora de ativar e desativar o metabolismo.


Também é importante evitar a realização de atividades estimulantes antes de dormir. Por isso, uma hora antes de se deitar, desligue a televisão, celular e computador. Ler pode ser uma boa alternativa.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!