Cabelos

Descubra como acabar com as pontas duplas em 6 dicas

Por Redação Doutíssima 08/02/2015

Toda mulher, sem exceções, já sofreu com pontas duplas no cabelo. Elas são resultado do enfraquecimento da estrutura capilar e, de tempos em tempos, aparecem para assombrar a vida da mulherada.Porém, existem algumas dicas de como acabar com as pontas duplas ou, pelo menos, de evitá-las.

como acabar com as pontas duplas

A falta de hidratação e o uso excessivo de chapinha podem causar ponta dupla. Foto: iStock, Getty Images

6 ideias de como acabar com as pontas duplas

1. Hidrate

Procure fazer hidratações capilares toda semana. Elas podem ser feitas em casa com produtos específicos, principalmente se tiverem fórmulas ricas em queratina e vitaminas A e E.

2. Evite chapinha

Evite usar chapinha, babyliss ou secador de cabelos todos os dias, mas se for inevitável para você, não dispense os protetores térmicos. Eles irão proteger seus fios do calor e dos efeitos negativos dele.

3. Use óleo

Dormir com óleo nos cabelos também é uma das formas de como acabar com as pontas duplas. Aplicar até quatro gotas de óleo nas pontas do cabelo e deixar agir durante a noite tem efeito, pois as fibras capilares se regeneram melhor quando estamos em repouso.

 

4. Vá ao salão

Além de hidratar o seu cabelo semanalmente em casa, tente também fazer as hidratações no salão de beleza a cada dois meses, pelo menos. Processos como a cauterização capilar e a umectação irão hidratar e reconstruir a sua fibra capilar.

5. Use reparadores

Os reparadores de pontas são boas soluções temporárias, e também ajudam a diminuir o frizz. Os cabelos mais finos pedem reparadores feitos com silicone, enquanto os mais grossos precisam de fórmulas com óleos. Mas não esqueça que eles só podem ser aplicados nas pontas dos fios.

6. Corte o cabelo

 

A notícia ruim é que não adianta, a melhor solução de como acabar com as pontas duplas é a tesoura mesmo. Para evitar cortes drásticos, procure tirar as pontinhas secas a cada dois meses, pois quanto mais tempo você esperar, mais comprimento terá que cortar.

 

Por que saber como acabar com as pontas duplas?

 

Saber diferentes dicas de como acabar com as pontas duplas é importante, mas saber o porquê de elas surgirem também é. Sabendo as causas do aparecimento desse incômodo, você ficará mais atenta em como o evitar.

Cada fio de cabelo é formado por mais de 80% de queratina e os outros 20% dividem-se entre água, lipídios, sais minerais e outros nutrientes. A queratina é responsável pelo fortalecimento do cabelo, ou seja, evita a queda e a quebra. Já os outros nutrientes respondem pela maciez, movimento e brilho.

 

Quando o cabelo está muito ressecado, áspero ou com pontas duplas. pode ser um sinal de há pouco água no organismo. Portanto, é fundamental manter o corpo bem hidratado tomando muita água  e comendo alimentos saudáveis.

O uso de chapinha, secadores de cabelos e babyliss, assim como tinturas e alisamentos, também causam o ressecamento dos fios. A poluição, os efeitos do sol, a escovação e outros procedimentos diários também ajudam a enfraquecer a fibra capilar.

 

Produtos que ajudam a evitar as pontas duplas

 

Outra dica de como acabar com as pontas duplas são os cremes de reconstrução. Várias marcas estão disponíveis no mercado, entre elas Dove, Pantene, TRESemmé e Gainier Fructis. Os preços variam entre R$ 15,00 e R$ 40,00.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!


Sites parceiros