Receitas

Paleta mexicana: veja como fazer essa receita de sucesso no verão

Por Redação Doutíssima 09/02/2015

A paleta mexicana é a novidade gastronômica e refrescante do verão 2015. Ela nasceu no México e invadiu o Brasil, conquistando o paladar de muitas pessoas ao misturar os sabores da massa e do recheio, muitas vezes, cremoso.

paleta mexicana

Paletas são sobremesas refrescantes que podem ser preparadas em casa facilmente. Foto: iStock, Getty Images

O povo brasileiro é fã assíduo do sorvete, tanto que o consumo anual do produto, no país, é de quase cinco litros por pessoa. O preferido da população é o sorvete no palito. Para evitar filas em quiosques e lojas e ter a delícia mais perto de seu alcance, você pode preparar a paleta mexicana em casa, é fácil.

 

Paleta mexicana de banana com creme de avelã

 

Se você adora um bom sorvete, mas está seguindo uma dieta, a novidade é a paleta mexicana diet e caseira. A receita a seguir é fácil e reúne o sabor de banana com creme de avelã. Ela tem apenas 94 calorias por cada porção de 70 gramas. Além disso, você pode deixar as unidades no congelador e consumir aos poucos, sem precisar sair de casa. Confira:

 

Ingredientes:

Massa:

2 bananas grandes

1 pote de iogurte natural

4 colheres (sopa) de adoçante

400 ml de leite desnatado

2 colheres (chá) de baunilha

 

Recheio:

1 pote de creme de avelã light

 

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Coloque a massa em copos descartáveis de 180 ml, mas só preencha 1/3 de cada um.

No centro de cada copo encaixe cinco copinhos descartáveis de 50 ml (um dentro do outro) para que fique um buraco no centro. Cubra com papel filme e coloque no congelador por cerca de duas horas.

Feito isso, retire os copos de 50 ml, com cuidado, para não danificar a massa. Preencha o espaço deixado pelos copos com o creme de avelã light e cubra o restante com mais massa do sorvete.

Encaixe o palito no meio e leve ao congelador. No outro dia, desenforme os picolés com cuidado e saboreie. Essa receita rende 13 porções de paleta mexicana.

 

Paleta mexicana de morango

 

Outra receita acessível e light de paleta mexicana é a que utiliza morangos. Super saborosa, ela rende quatro porções de apenas 61 calorias cada. Além disso, leva somente quatro ingredientes.

Ingredientes:

24 morangos

1 limão

2 colheres (sopa) de leite condensado

80 ml de leite desnatado

 

Modo de Preparo:

Bata os morangos e o suco de limão no liquidificador. Coloque a polpa em formas apropriadas para picolés, mas reserve um pouco do suco para finalizar a receita. Deixe no freezer por uma hora.

Enquanto isso, faça o recheio misturando o leite condensado com o leite desnatado. Ferva os dois, em uma panela, por cerca de três minutos e, depois, deixe esfriar.Quando o recheio estiver frio, coloque-o em uma bisnaga com o bico fino.

Depois de uma hora, retire os picolés do freezer. Perfure o centro dos picolés com o auxilio de um palito, mas cuidado para não quebrar a massa.

Encha o buraco com o recheio (a bisnaga facilita o serviço). Preencha o resto com a polpa de morangos. Fixe um palito de sorvete no centro e coloque no freezer por mais uma hora.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!