Guia de Carnaval > Motivação

Relembre as principais marchinhas de Carnaval no Brasil

Por Redação Doutíssima 09/02/2015

Muito antes dos sambas enredos das escolas de samba e dos trios elétricos fazerem sucesso, quem animava os foliões eram as marchinhas de Carnaval. Elas tinham ritmos alegres, inicialmente inspirados nas marchas portuguesas e depois com a inserção de instrumentos de sopro, como o trompete e o saxofone.

marchinhas de carnaval

Temas polêmicos e muito humor marcavam as marchinhas que embalavam o Carnaval. Foto: iStock, Getty Images

As letras eram inspiradas em temas polêmicos da época, cheias de duplo sentidos e com muito humor. Não havia temática proibida quando o assunto eram as marchinhas de Carnaval, o que valia era a criatividade e a brincadeira.

 

A origem das marchinhas de Carnaval

 

As marchinhas de Carnaval nasceram no Rio de Janeiro e tomaram conta de todo o Brasil. A primeira delas foi a “Ó abre alas”, composta pela pianista e regente Chiquinha Gonzaga, em 1889, para animar o cordão carnavalesco Rosa de Ouro.

O auge do gênero das marchinhas ocorreu entre os anos de 1920 e 1960, quando os foliões saiam para as ruas entoando as principais canções do Carnaval.

 

Após esse período, as marchinhas foram perdendo espaço para os trios e sambas enredo, mas até hoje as principais delas ainda animam os carnavais do Brasil.

Concursos para eleger as melhores marchinhas de Carnaval ainda existem e são muito concorridos. Claro que o ritmo e os temas abordados mudaram um pouco, mas a essência do gênero ainda continua a mesma, que é agitar os foliões dos blocos de rua e dos bailes carnavalescos.

 

As principais marchinhas de Carnaval

 

Assim como a pioneira “Ó abre alas”, muitas das antigas marchinhas de Carnaval são hinos nas festas carnavalescas atuais. Essa é uma tradição que não morreu e que segue contagiando os mais jovens. Por isso, certamente você irá reconhecer alguma das canções a seguir:

1. “Cidade Maravilhosa”

Foi o primeiro “hino” de adoração ao Rio de Janeiro e animou os foliões no Carnaval de 1935. A composição é de André Filho.

2. “Mamãe eu quero”

Esta é uma marchinha que é tradição em todos os bailes de Carnaval. O ritmo animado e a letra humorística são tão atuais que nem parece que ela foi composta em 1935 por José Luiz Rodrigues Calazans e Vicente Paiva.

3. “Saca Rolha”

Foi composta, em 1954, por José e Zilda Gonçalves, em parceria com Vilmar Machado e se tornou um clássico do Carnaval boêmio.

4. “Índio quer apito”

Essa marchinha foi o resultado mais conhecido da parceria entre os compositores Haroldo Lobo e Milton de Oliveira no ano de 1960.

 

5. “Cabeleira do Zezé”

Composta em 1963 e , segundo o compositor João Roberto Kelly, em uma mesa de bar, a marchinha “Cabeleira do Zezé” questionava o uso de cabelos compridos pelos homens.

6. “Marcha do remador”

Ficou famosa nos bailes carnavalescos de 1964 na voz de Emilinha Borba. Porém, a autoria da canção é de Antônio Almeida e Oldemar Magalhães.

7. “Maria Sapatão”


É mais uma composição de sucesso de Roberto Kelly, só que desta vez em parceria com um dos maiores ídolos da televisão brasileira: Chacrinha. A canção foi sucesso no Carnaval do ano de 1980 e causou muitas polêmicas por conta de sua letra.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!