Clínica Geral

Aprenda a reconhecer os principais sintomas de desidratação

Por Redação Doutíssima 10/02/2015

No verão, é comum ingerirmos mais líquidos. Afinal, perdemos mais água e precisamos repor. Mas nem sempre isso acontece e sintomas de desidratação podem aparecer.

sintomas de desidratacao

Ingerir a quantidade correta de água e outros cuidados evitam a desidratação. Foto: iStock, Getty Images

Pele e boca seca, sonolência, dor de cabeça e fraqueza são apenas algumas das manifestações de que seu corpo não está suficientemente hidratado e requer atenção.

 

Crianças e idosos são os que mais sofrem com a baixa concentração de água, sais minerais e líquidos orgânicos no corpo. Ao sinal de dois ou mais sintomas de desidratação, é aconselhável buscar a opinião e de um médico imediatamente.

 

Verão e sintomas de desidratação

 

A desidratação é uma doença potencialmente grave e que pode ser de origem primária, por falta de ingestão de líquidos, ou secundária, causada devido à perda de água, como no caso de diarreia

Só nos hospitais públicos do estado de São Paulo, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, 25 pessoas são internadas com sintomas de desidratação durante os dias mais quentes durante o ano. Crianças e adolescentes lideram as internações com 37% dos casos.

 

Quais são os sintomas de desidratação

A desidratação é um problema sério que não deve ser deixado de lado, sem tratamento adequado, principalmente se as vítimas forem crianças ou idosos. Ela é divida em três níveis: leve, moderada ou grave.

Em casos severos, quando os sintomas de desidratação se agravam, é possível acontecer queda de pressão arterial na pessoa, convulsões, perda de consciência, coma, falência de órgãos e, até mesmo, a morte. Conheça alguns sintomas:

 

1. Sede exagerada

 

2. Boca e pele secas

 

3. Olhos fundos

 

4. Ausência ou pequena produção de lágrimas

 

5. Diminuição do suor

 

6. Nos bebês, a moleira afundada

 

7. Dor de cabeça

 

8. Sonolência

 

9. Tontura, fraqueza e cansaço

 

10. Em alguns casos, aumento da frequência cardíaca

 

11. Diarreia e outras doenças que provocam desidratação secundária.

 

O que fazer para evitar os sintomas de desidratação

Evitar a desidratação é fácil. Os cuidados envolvem beber, ao menos, dois litros de água por dia – água mineral não é suco, chá ou refrigerante –, evitar exposição ao sol entre 10 horas e 16 horas, usar roupas leves e praticar atividade física apenas no início da manhã ou após as 19 horas, quando o sol já estiver mais fraco.

1. Tratamento para desidratação

O tratamento para a desidratação vai depender do grau dos sintomas sentidos pela pessoa. Mas, geralmente, o processo é simples.  Envolve reposição do líquido perdido, com água e soro caseiro ou industrializado, repouso e alimentação leve.

Muitas vezes, o tratamento é administrado em casa. Mas em casos com sintomas mais graves e desidratação avançada, a pessoa pode ser internada para garantir que a hidratação seja feita de forma correta.

2. Receita para soro caseiro

O soro caseiro é uma aliado importantíssimo no tratamento da desidratação. O gosto não é muito bom, mas os efeitos no organismo são quase imediatos.

Ingredientes:

1 litro de água filtrada ou fervida

1 colher rasa (chá) de sal

2 colheres rasas (sopa) de açúcar

 

Modo de Preparo:

 

Misture todos os ingredientes e beba, aos poucos, ao longo do dia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!