Tabagismo

Cigarro eletrônico faz mal? Conheça os seus impactos na saúde

Por Redação Doutíssima 10/02/2015

A indústria do tabaco apresentou o cigarro eletrônico como uma nova opção para os fumantes do cigarro comum. Esse novo produto causaria menos danos à saúde de seus consumidores. Então, será que o cigarro eletrônico faz mal?

cigarro eletronico faz mal

Cigarro eletrônico é alternativa para fumantes, mas também pode ser prejudicial. Foto: iStock, Getty Images

Por que o cigarro eletrônico faz mal?

Os cigarros eletrônicos surgiram como uma opção para quem não queria perder o prazer de fumar, mas queria reduzir os efeitos, no organismo, da queima da nicotina.

 

No entanto, nos cigarros eletrônicos, o vapor da nicotina produz formaldeído. Essa substância, segundo pesquisas, é de cinco a quinze vezes mais cancerígena do que o cigarro comum.

O líquido do cigarro eletrônico é aquecido a temperaturas altas, liberando o formaldeído em forma de vapor, que é inalado pelo fumante. A fumaça do cigarro eletrônico contém cerca de 14 mg de formaldeído.

 

Então, apesar do prazer sentido pelos usuários, o cigarro eletrônico faz mal, pois se mostra muito mais cancerígeno que o maço de cigarro comum.

Entretanto, até o momento, o que se sabe é que o cigarro eletrônico faz mal só se for aquecido por uma corrente de 5 volts. Isso porque é nessa voltagem que o formaldeído se forma e pode ser inalado pelo fumante.

Sem regulamentação, o cigarro eletrônico faz mal?

Ainda não há nenhuma regulamentação que diga a quantidade de nicotina que pode ser liberada através do vapor do cigarro eletrônico.

 

Algumas marcas de cigarro eletrônico liberaram taxas muito altas de nicotina. Com isso, o cigarro eletrônico faz mal à saúde sim, se continuar sem nenhuma padronização.

O cigarro eletrônico ainda divide muitas opiniões. Para alguns especialistas, o cigarro eletrônico estimula as pessoas a não tentarem se livrar do vício de fumar. Ainda há a preocupação de que o cigarro eletrônico seduza as novas gerações, como aconteceu com as campanhas de cigarro anos atrás.

Também não há estudos que comprovem a eficiência do cigarro eletrônico como um substituto do cigarro comum.

Por outro lado, há também quem não acredite que o cigarro eletrônico faz mal à saúde tanto quanto o cigarro comum. Essas pessoas apostam que os produtos eletrônicos apresentam grande potencial para serem usados em prol da saúde dos fumantes.

Pelo potencial que o cigarro eletrônico demonstra ter, ele se encaixa em medidas de redução de risco à saúde.

A nicotina é uma substância que causa dependência, agindo no sistema nervoso, como a cocaína. É por essa razão que o tabagismo é considerado um transtorno mental desencadeado pelo uso de substâncias químicas.

Para o cigarro eletrônico ser uma opção real como substituto do cigarro comum, essa tecnologia precisa ser aprimorada para trazer segurança à saúde do fumante e seguir o propósito para o qual foi criada.

Efeitos do cigarro comum

Você sabe os efeitos que o cigarro causa no corpo? A fumaça do cigarro tem mais de quatro mil substâncias tóxicas.

Ao tragar essa fumaça, os pulmões conseguem distribuir todas essas toxinas rapidamente pelo organismo. O monóxido de carbono produzido pelo cigarro dificulta a oxigenação do sangue, dificultando o recebimento de oxigênio em alguns órgãos do organismo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!