Clínica Geral

Confira atitudes para evitar insolação e seus perigos

Por Redação Doutíssima 10/02/2015

A insolação se caracteriza pela perda da capacidade de resfriar o corpo. A insolação é a desidratação extrema e não necessariamente acontece com a exposição ao sol. Para não prejudicar a saúde do seu corpo, tome cuidados para evitar insolação.

evitar insolacao

Suor intenso, tonturas, vômitos e sensação de febre são sintomas de insolação. Foto: iStock, Getty Images

Como evitar insolação?

 

Para evitar insolação, é necessário manter o corpo sempre hidratado. Não há necessidade de beber grandes quantidade de líquido de uma única vez, mas ingerir líquidos com frequência.

É recomendado evitar exposição ao sol entre às 10 e 16 horas, porque é quando a temperatura está mais elevada. Nesse período, o corpo desidrata mais facilmente, através de suor, na tentativa de manter a temperatura do organismo estável.

É importante, para evitar insolação, não realizar atividade física entre às 10 e 16 horas. É recomendado também, ficar sob sombra natural ou utilizar guarda-sol para se proteger do sol.

O protetor solar ajuda a evitar insolação, pois protege o corpo do estresse provocado pelos raios solares. É importante que seja utilizado o protetor solar específico para cada pele.

Peles mais claras devem usar protetor solar com FPS 40 a 60. Peles brancas podem usar FPS 30 e peles negras podem usar FPS entre 15 e 30.

Para evitar insolação, é importante que as pessoas apliquem o protetor solar em intervalos de quatro em quatro horas. Use chapéus e roupas leves para se proteger dos raios solares.

Sintomas da insolação

Veja alguns sintomas apresentados por pessoas que foram exposta a calor extremo:

1. Suor intenso

2. Mal-estar passageiro

3. Tonturas

4. Vômitos

5. Dores abdominais

6. Sensação de febre alta

7. Confusão Mental

Quando o organismo encontra uma situação de exposição a calor extremo, toma medidas para manter a temperatura do corpo estável.

A pessoa produz sudorese em excesso, os vasos sanguíneos superficiais dilatam e a respiração se torna mais frequente. Todo esse processo ajuda a eliminar o calor excessivo presente no corpo.

Porém, o problema ocorre quando o indivíduo perde a capacidade de resfriamento do corpo. Esse estágio merece atenção. Nessa situação, órgãos como cérebro, rins e coração estão sob uma carga de estresse elevado.

Se não conseguir evitar insolação, saiba como tratar

Para tratar uma insolação, você pode seguir as quatro recomendações a seguir. Entretanto, lembre-se de consultar um médico.

 

1. Temperatura corporal

É importante baixar a temperatura corporal de maneira gradativa, até que aconteça o atendimento médico. Para baixar a temperatura do organismo pode-se colocar a pessoa diante de um ventilador ou em um local com ar-condicionado.

2. Roupas

Retire o máximo de peças de roupa que a pessoa estiver usando.

3. Água

Borrifar água pelo corpo do indivíduo também ameniza os sintomas.

 

4. Hidratação corporal

Hidrate. Faça o indivíduo beber água. Não precisa ser doses grandes de água, mas que o líquido seja ingerido com maior frequência.

Compressas com água devem ser colocadas na testa, axilas e virilhas para baixar a temperatura corporal. Banho frio também é uma opção para manter a temperatura do corpo estável.

Se acontecerem queimaduras, recomenda-se a utilização de pomadas e cremes hidratantes que aliviam o desconforto na pele.

A principal dica é manter o corpo hidratado e protegido com protetor solar, mesmo que não ocorra exposição ao sol. É essencial o consumo de, no mínimo, dois litros de água por dia para manter o organismo em equilíbrio.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!