Amor e Sexo

Sexo é bom: veja os benefícios para a saúde

Por Redação Doutíssima 10/02/2015

Sexo faz bem para o corpo e para a mente. Quem dirá o contrário? Sexo é bom e isso é unânime. Além de prazeroso, traz incontáveis benefícios para a saúde. Entre eles, podemos relacionar: prevenção de gripes, redução do risco de desenvolver câncer de mama, queima de calorias e ainda a garantia de uma noite de sono tranquilo.

A seguir,  listamos alguns dos benefícios do ato sexual para sua saúde. Aproveite estas dicas e tenha sempre e mais saúde.

 

sexo e bom

Da prevenção de gripes a boa memória, você nem imagina o que a prática sexual pode fazer. Foto: iStock, Getty Images

 

Sexo é bom e faz rir 

 

Durante o orgasmo, o corpo libera um hormônio chamado endorfina. É esta substância que causa a euforia, o prazer e, em alguns casos, gera um riso incontrolável.

 

Especialistas garantem que o sexo regular está associado a níveis elevados do anticorpo imunoglobulina A. É esta a substância que pode proteger de resfriados comuns e melhorar o sistema imunológico.

 

Orgasmo faz bem para o corpo e para a mente. Os hormônios sexuais liberados durante o ato sexual, especialmente no momento do orgasmo, podem baixar os níveis de depressão e ansiedadeSexo é bom e esta é uma prazerosa terapia, que alivia a tensão do dia-a-dia e faz com que se enxergue a vida com mais otimismo.

 

O hormônio oxitocina reduz a ansiedade e previne contra o câncer de mama. Durante o orgasmo e nas preliminares, quando os mamilos são estimulados, o organismo libera altos níveis deste hormônio.

 
Sexo é bom para afinar a silhueta

 

De acordo com os especialistas, 30 minutos de sexo pode queimar mais de 85 calorias. Então, se for praticado com frequência, o sexo é bom para ajudar a afinar a silhueta.

 

O pós-orgasmo é um momento em que ocorre uma acentuada queda da pressão arterial, junto com um relaxamento quase instantâneo. Então, sexo é bom para estimular o sono tranquilo que ocorre em seguida.

 

As dores também são reduzidas, já que a endorfina causa sensações semelhantes à morfina. Isso aumenta em 70% a tolerância à dor. É aí que cai por terra a desculpa de dor de cabeça ou cólica para fugir do sexo.

Especialistas garantem que os movimentos realizados durante a transa estimulam e relaxam os órgãos internos, diminuindo as dores nos dias que antecedem menstruação.

 

Uma boa noite de sexo (e depois com o sono tranquilo que ele proporciona) é a receita perfeita para uma pele bonita. Isso acontece por conta do hormônio DHEA (dehidroepiandrosterona), liberado durante o sexo, que repara os tecidos e mantém a pele mais jovem.

Além disso, quando há o orgasmo, ocorre uma vasodilatação superficial dos vasos, até aumentando a temperatura em algumas pessoas e dando uma aparência mais viçosa para a pele. 

 

Sexo é bom para aumentar a circulação do sangue, logo é bom para a memória. Este aumento na circulação vai transportar oxigênio para o hipotálamo – parte do cérebro responsável pela memória e aprendizagem.

E por fim, uma pesquisa da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, realizada com mais de 3 mil homens de 45 a 59 anos, concluiu, após 20 anos, que o sexo frequente pode reduzir o risco de infartos fatais e de derrames.

A pesquisa apontou que a morte súbita causada por problemas de coração ocorre com mais frequência entre homens que afirmam ter atividade sexual de níveis baixos ou moderados.  

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!