Dica do Nutricionista

Suplementos para musculação: conheça os seus principais benefícios

Por Redação Doutíssima 10/02/2015

Os suplementos para musculação são usados por quem procura um desempenho melhor nos exercícios ou por quem quer repor nutrientes que estão em falta. De forma geral, os suplementos à base de proteína, aminoácido, carboidrato e creatinas não causam riscos à saúde, pois têm em suas fórmulas nutrientes essenciais para o organismo.

suplementos para musculacao

Os suplementos são indicados para pessoas que praticam exercícios regularmente. Foto: iStock, Getty Images

Indicados para quem faz atividade física regularmente, os suplementos podem causar ganho de peso e provocar fadiga, cansaço excessivo, queda no rendimento, deficiência de nutrientes, além de outros problemas graves. Por isso, o uso deve ser indicado por um médico ou nutricionista, além do treino ser acompanhado por um preparador físico ou personal trainer.

 

Veja 5 benefícios dos suplementos para musculação

 

1. Ajudam na força muscular

Os suplementos para musculação, quando consumidos de maneira correta, ajudam no ganho de força e de resistência muscular. Isso ajuda a evitar lesões, como torções e distensões musculares.

 

2. Combatem os radicais livres

Os radicais livres são inimigos número da pele e os compostos dos suplementos são capazes de ajudar a combatê-los. Isso significa prevenir o envelhecimento precoce da pele.

 

3. Trabalham para a reposição de nutrientes

Os suplementos utilizados na musculação também auxiliam na reposição de nutrientes que estão em falta ou de maneira deficiente no organismo.

 

4. Dão mais energia

A prática de exercício diária, ainda mais quando de trata de esportistas, provoca o cansaço muscular e perda de energia. Os suplementos para musculação ajudam a repor a energia gasta durante a atividade física.

 

5. Ajudam no controle do peso

Quando consumidos de maneira correta e aliados a uma dieta balanceada e um treino dirigido para as necessidades da pessoa, os suplementos conseguem promover a perda de peso. Em casos onde o ganho de peso é o objetivo, eles também conseguem agir.

 

 

Conheça alguns dos suplementos para musculação

 

1. Proteínas

Indicada para quem quer aumentar o ganho de massa magra durante os exercícios, a proteína é rapidamente absorvida pelo organismo.

 

2. Leucina

É um suplemento que tem composição exclusivamente voltada para o ganho de massa e aumento da resistência física. A leucina aumenta a irrigação de sangue nas células, pois tem efeito vasodilatador, o que proporciona mais nutrientes aos músculos.

 

3. Aminoácidos

Esses suplementos para musculação tem efeito ,em sua composição, vitaminas do complexo B e outros componentes naturais. Eles estimulam a formação de proteínas, que ajudam no gasto calórico, consumindo as reservas de gordura do corpo.

 

Evite usar suplementos de forma indiscriminada

 

O principal problema envolvendo os suplementos para musculação é que o consumo é orientado pela indicação de amigos e de instrutores de academia.

 

Os de  fórmulas naturais não fazem mal à saúde, mas os que contêm hormônios, como termogênicos ou os psicoestimulantes, são capazes de provocar efeitos colaterais importantes no organismo, como a disfunção da glândula tireoide.

 

Por isso, eles não são indicados. A indicação de suplementos utilizados na musculação sempre deve ser feita por especialista depois de um check-up completo da saúde da pessoa.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!