Guia de Carnaval

Veja 5 dicas de lugares para curtir o Carnaval da Bahia

Por Redação Doutíssima 10/02/2015

O Carnaval da Bahia é um dos destinos preferidos para quem quer curtir a folia em grande estilo. Desde o início do ano, os foliões já estão se aquecendo para garantir uma festa prá lá de animada.

 

carnaval da bahia

A Bahia oferece opções para as festas carnavalescas além da capital do estado. Foto: iStock, Getty Images

 

Este ano, os festejos oficiais do Carnaval começam no dia 12, seis dias antes da quarta-feira de cinzas, e seguem até o dia 17.

Mas é claro, que quem ficar pelo estado ainda terá várias festas para curtir. Você vai para Salvador? Não se esquece do abadá.

Circuitos são atração garantida no Carnaval da Bahia

Curtir o Carnaval da Bahia está automaticamente ligado a participar de um dos quatros circuitos da festa. Dá para escolher ou participar de todos.

Entre eles, estão o Batatinha, que faz o trajeto Pelourinho- Centro Histórico; Dodô, situação em Barra Ondina; Osmar, que tem trajeto em Campo Grande; e o mais recente, chamado de Afródromo.

Nele, blocos afros e afoxés, que podem ser curtidos na folia ou ainda nas arquibancadas e camarotes, garantem a festa.

O Carnaval baiano não seria o mesmo sem os circuitos e seus trios elétricos. Para quem espera música boa, eles estão recheados.  Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Olodum, Cheiro de Amor, Filhos de Jah, Psirico, Tchan, Nana Banana e Timbalada são apenas alguns nomes de artistas e bandas que agitam a folia em Salvador.

Carnaval da Bahia para além de Salvador

Quando se pensa em Carnaval da Bahia, logo vem à mente Salvador e seus trios elétricos, isso é inevitável. Afinal, eles são a alma da folia baiana. Mas há outras opções para curtir o Carnaval na terra de todos os santos com tanta diversão quanto na Capital.

Veja cinco opções para curtir o Carnaval da Bahia para além de Salvador:

1. Ilhéus

O Carnaval Cultural de Ilhéus acontecerá de 14 a 17 de fevereiro e o tema da folia deste ano será os 30 anos do axé.  A festa se concentrará nas proximidades da Catedral de São Sebastião.

 

2. Juazeiro

 

O Carnaval da Bahia já começou em várias cidades, entre elas, na de Juazeiro. A festa se concentra na Orla do município. É bom ficar atento, pois tem folia no que eles chamam de Orla I e Orla II.

 

3. Praia do Forte

A folia na Praia do Forte começou em 24 de janeiro e segue até 16 de fevereiro. Os ritmos da festa são marchinhas, samba, rixo elétrico e charanga. Para este ano, os 30 anos da Axé Music também ganhará destaque.

4. Maragojipe

O Carnaval de Maragojipe,no Recôncavo baiano, já  soma quase dois séculos, um dos mais antigos do Brasil. Marcada pela autenticidade, a festa pelas ruas da cidade é repleta de turistas e moradores usando máscaras e fantasias e cantando marchinhas e fanfarras.

 

5. Madre de Deus

A festa Confete e Serpentina do Carnaval de Madre de Deus ocorre de 11 a 17 de fevereiro. Haverá concursos para a escolhida das melhores marchinhas, máscaras e fantasias da população.

A folia é descentralizada e acontece pelas ruas de toda a cidade. Tem ainda desfile de blocos e trios elétricos para animar os foliões.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!