Amor e Sexo

Veja por que amar faz bem ao coração

Por Redação Doutíssima 10/02/2015

Você acha que amar faz bem só para acabar com a solidão, constituir família, ou se satisfazer com as outras delícias que o amor proporciona? Bom, talvez você precise dar uma olhadinha para os benefícios do amar para a sua saúde. E não são poucos.

E um dos maiores beneficiados é, direta ou indiretamente, o coração. E fica cada vez mais nítida a verdade daqueles comentários antigos que se dizia para uma pessoa rabugenta: “está precisando de um amor”.

 

amar faz bem

Amar também é bom para a saúde como um todo, promove inúmeros benefícios. Foto: iStock, Getty Images

 

Amar faz bem ao corpo e à mente

 

Você está sozinho ou sozinha na vida? Então se observe, veja como está sua saúde, sua motivação.

Pense que talvez o melhor tratamento de saúde que você pode ter é amar alguém, e parta para a terapia, porque amar faz bem ao corpo, à mente, à saúde dos que estão na sua volta, dos colegas de trabalho, e de todos os que, de alguma forma se relacionam com você e podem sentir, indiretamente, os benefícios do amor na sua vida.

Segundo especialistas, o ato de amar reduz o estresse, a ansiedade e a depressão. Este trio resulta em problemas no coração e derrame, causadores de uma em cada três mortes no mundo, com números seis vezes superiores às mortes por AIDS no planeta.

O amor compartilhado libera a endorfina, substância que proporciona sensação de bem-estar, prazer e alegria no organismo, controla a ansiedade e estresse e reduz o risco de depressão, que são pratos cheios para as doenças cardíacas.

Os médicos ainda reforçam que amar faz bem explicando que a felicidade e o prazer estimulam os hormônios e eliminam toxinas nocivas à saúde, ou seja, amar e ser amado proporciona o equilíbrio bioquímico do organismo.

Estudos apontam que uma pessoa que ama é mais cuidadosa consigo mesma; tem mais disposição para a prática de exercícios físicos, que auxiliam na prevenção das doenças cardiovasculares. É também um incentivo para cuidar da saúde e ir ao médico regularmente.

Amar faz bem, ser amado também

 

Amar também motiva a continuação de uma dieta, com alimentação balanceada e sem exageros, até porque ninguém quer parecer gordo na frente da pessoa amada. Já quem tem um amor correspondido tem ainda mais benefícios diretos na saúde. Se amar faz bem, imagine amar e ser amado.

Para começo de conversa, a pessoa fica bem mais iluminada perto do parceiro, fica mais bonita. A pessoa que ama e é amada é mais motivada, cheia de energia, tem mais facilidades para se livrar de estresses e depressão, e vai somando benefícios que fazem bem ao coração.

Ok, você concorda com tudo isso e se decidiu por encontrar alguém. Mas também tenha cuidado, afinal, precisa ser alguém que lhe faça feliz. Escolha uma pessoa com quem sinta prazer em conversar, porque não é só de sexo que vive uma relação. Escolha uma pessoa com quem sinta prazer entre quatro paredes, porque a paixão precisa ser vivida.

Então equilibre as coisas. Por que amar faz bem e sexo também. Na lista dos benefícios da junção dos corpos, é possível listar várias coisas. Sexo é ótimo para a saúde, transmite um bem-estar imenso.


Além de aproximar o casal, fortalece o relacionamento e melhora a autoestima dos dois. E mais, o melhor dos benefícios, queima calorias e consequentemente, emagrece.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!